• Sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Motta diz que vai priorizar proteção contra tarifas de Trump

Presidente da Câmara diz estar "de prontidão" para aprovar medidas que protejam exportadores afetados pelas tarifas do EUA.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), prometeu priorizar medidas que protejam exportadores brasileiros afetados pelas tarifas norte-americanas e defendeu o uso da diplomacia para resolver tensões comerciais. A declaração foi feita durante entrevista ao programa “Ponto de Vista”, da Veja, nesta 2ª feira (11.ago.2025).

Motta afirmou que a Casa Baixa está “de prontidão para agir imediatamente” caso seja necessário aprovar medidas adicionais para proteger a economia nacional. Motta reforçou o compromisso da Câmara de trabalhar para que “esses danos” possam ser evitados.

A declaração vem em razão das tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 9 de julho.  Mais tarde, em 6 de agosto, o país fez uma revisão na lista de itens afetados, retirando alguns produtos como o suco de laranja e itens da Embraer, empresa que Motta descreveu como “orgulho brasileiro”.

Motta confirmou durante a entrevista ter conversado com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), designado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para lidar com a questão das tarifas.

Segundo Motta, Alckimin afirmou durante a conversa que o  governo federal prepara um pacote de proteção para amparar os setores afetados, mas detalhes específicos sobre as medidas não foram divulgados.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: