O arquiteto Carlos Alberto Cerqueira Lemos morreu nesta 4ª feira (6.ago.2025), aos 100 anos, em São Paulo. Considerado uma das principais figuras da arquitetura brasileira, Lemos se destacou pela sua produção, atuação no ensino superior e preservação do patrimônio histórico. A morte foi divulgada pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), da USP (Universidade de São Paulo).
Lemos trabalhou na construção do edifício Copan, integrando a equipe técnica liderada por Oscar Niemeyer. Foi professor da USP por 58 anos e consolidou uma carreira voltada à valorização da arquitetura moderna e ao estudo das formas tradicionais brasileiras.
Entre suas obras mais reconhecidas está o edifício-sede do jornal Folha da Manhã. Também contribuiu para diversos projetos residenciais e comerciais no Estado de São Paulo, conciliando funcionalidade e identidade arquitetônica brasileira.
Publicou livros como “O Que é Patrimônio Histórico” e “O Que é Arquitetura”. Também atuou como diretor do Museu Lasar Segall e integrou o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).
Lemos integrou o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e recebeu prêmios de entidades como a APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
Ainda não há informação pública sobre data de enterro ou cerimônia.