• Quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Maior operadora ferroviária de cargas, Rumo instala Starlink em 400 locomotivas

Parceria com a tecnologia da SpaceX, a Rumo instala Starlink e leva internet via satélite de alta velocidade a trens em nove estados, ampliando a segurança e eficiência operacional da maior malha ferroviária de cargas do país

Parceria com a tecnologia da SpaceX, a Rumo instala Starlink e leva internet via satélite de alta velocidade a trens em nove estados, ampliando a segurança e eficiência operacional da maior malha ferroviária de cargas do país A Rumo, maior operadora ferroviária de cargas do Brasil, deu um passo decisivo rumo à modernização de suas operações ao instalar a tecnologia de internet via satélite Starlink, da SpaceX, em suas locomotivas. O projeto, iniciado em fevereiro, tem como meta conectar 400 composições e já está em funcionamento em diversas regiões do país — incluindo São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. O objetivo da iniciativa é garantir comunicação estável entre os trens e o centro de controle, mesmo em trechos com cobertura limitada de telefonia móvel ou satélite tradicional. As antenas da Starlink, instaladas nas locomotivas, permitem acesso contínuo à internet de alta velocidade, essencial para a transmissão de dados operacionais, suporte técnico remoto e atualizações de software em tempo real, sem interferir na circulação dos trens.
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    Os testes de campo realizados pela companhia demonstraram estabilidade de sinal superior a 97%, um índice considerado excelente para operações em regiões de difícil acesso. Esse avanço tecnológico representa um salto de eficiência e segurança, já que as informações sobre eventuais ocorrências durante o trajeto podem ser transmitidas instantaneamente para as centrais de controle. window._taboola = window._taboola || []; _taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Segurança e eficiência aprimoradas De acordo com Marco Andriola, diretor de Tecnologia da Rumo, a integração da Starlink às locomotivas “ não apenas garante a continuidade das operações em qualquer cenário, como também abre caminho para um futuro com trens cada vez mais conectados, inteligentes e seguros”. A empresa já utilizava outros meios de comunicação, como redes móveis e satélites tradicionais, mas a Starlink foi incorporada como uma “terceira via” de conectividade, oferecendo mais redundância e confiabilidade. Essa abordagem é fundamental para o transporte de cargas de alto valor e longos percursos, em que a perda de sinal pode comprometer tanto a operação quanto a segurança da tripulação. A força sobre trilhos A Rumo, fundada em 1997, opera mais de 13 mil quilômetros de ferrovias e conecta nove estados brasileiros, incluindo Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Sua estrutura conta com 1,2 mil locomotivas, 33 mil vagões, dez terminais de transbordo e seis terminais portuários, consolidando-a como a principal operadora ferroviária do país. Starlink-empresa-de-Elon-Musk
    Foto: Divulgação
    A adoção da Starlink reforça o compromisso da companhia com a inovação e sustentabilidade operacional, reduzindo atrasos, melhorando a comunicação entre equipes e otimizando o transporte de grãos, combustíveis e insumos agrícolas, que representam grande parte da carga movimentada pela empresa. A revolução da conectividade no campo e na ferrovia A Starlink, criada pela SpaceX em 2002, possui atualmente mais de 6,8 mil satélites ativos em órbita baixa e atende milhões de usuários ao redor do mundo. Em 2022, registrou receita de US$ 1,4 bilhão, um aumento de 630% em relação ao ano anterior — demonstrando o avanço exponencial da tecnologia de banda larga via satélite. Com essa parceria, o Brasil se coloca entre os pioneiros na aplicação ferroviária da Starlink na América Latina, mostrando que a conectividade de alta performance não é apenas um diferencial tecnológico, mas uma exigência estratégica para o futuro da logística nacional.
    Por: Redação

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