O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta 3ª feira (21.out.2025) para uma viagem oficial à Ásia, com compromissos na Indonésia e na Malásia, sem ter formalizado indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal). Durante o período, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume interinamente a Presidência da República.
Em publicação em seu perfil no X, Lula afirmou que participará da 47ª Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e da 30ª Cúpula do Leste Asiático, na Malásia. Segundo o petista, a missão busca ampliar o comércio e consolidar a presença do Brasil no cenário global.
O embarque ocorreu às 10h, em Brasília. Lula será recebido na 5ª feira (23.out) pelo presidente Prabowo Subianto, na Indonésia. Em seguida, seguirá para Kuala Lumpur, onde participará de visita oficial oferecida pelo premiê Anwar bin Ibrahim e das reuniões multilaterais da Asean.
A expectativa era que Lula oficializasse nesta 3ª feira o nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga deixada por Roberto Barroso, que anunciou a aposentadoria em 9 de outubro.
O Poder360 apurou que Lula discutiu o tema na 2ª feira (20.out) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), responsável por conduzir a sabatina do indicado. Alcolumbre defendia o nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas aceitou o avanço da indicação de Messias após uma conversa direta com Lula.
O petista reiterou que a prerrogativa de escolha é do chefe do Executivo e informou a aliados e ministros do STF que a decisão está tomada.
Se confirmada, a indicação de Jorge Messias será a 3ª feita por Lula ao Supremo desde o início de seu mandato. Caso seja reeleito em 2026, o presidente poderá indicar até 6 ministros durante seus 2 mandatos, moldando um tribunal mais alinhado à sua visão política e jurídica.
Durante a viagem, Alckmin comandará a agenda doméstica do governo, que inclui reuniões com a equipe econômica e acompanhamento de medidas sobre segurança alimentar e habitação.