Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja Lula da Silva estiveram na manhã desta 2ª feira (3.nov.2025) no quilombo Itacoã Miri, no Pará, às vésperas do início da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025). Em vídeo publicado em seu perfil no Instagram, o presidente colhe açaí e deposita em um cesto.
“Comecei o dia no quilombo Itacoã Miri, conhecendo o Seu Emanuel, guardião das histórias e dos saberes da comunidade. Entre conversas e o som das palhas, aprendi sobre o açaí, fruto que alimenta o corpo e a cultura da Amazônia”, escreveu. Lula chegou no Pará no sábado (1º.nov) para participar de eventos ligados à conferência.

Assista (2min22s):
Lula e a primeira-dama estão hospedados no Iana 3, barco-hotel regional estilo iate que abrigará o presidente e sua equipe durante a realização da COP30. Segundo o Palácio do Planalto, o petista e sua comitiva se instalaram na embarcação nesta 2ª feira (3.nov). A decisão de utilizar uma embarcação como hospedagem se deu em um contexto de dificuldades com as acomodações em Belém.
O presidente visitou no domingo (2.nov) Jamaraquá, uma das 26 comunidades da Floresta Nacional do Tapajós, no Pará. Para chegar até os ribeirinhos, Lula fez uma viagem de barco de quase 2 horas pelo rio Tapajós. “A COP30 é um momento único na história do Brasil. É um momento em que a gente está obrigando o mundo a olhar a Amazônia com os olhos que devem olhar”, disse o petista em nota.
Veja imagens de Lula e Janja no quilombo:
                    




