O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o senador Flávio Bolsonaro aparecem empatados numericamente em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16).
Parte das entrevistas ocorreu após o vazamento de mensagens e áudios envolvendo Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro, ligado ao financiamento do filme “Dark Horse”, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo o instituto, porém, não é possível afirmar se o episódio teve impacto direto nas intenções de voto.
Confira os principais números do levantamento:
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, o que configura empate técnico entre os dois candidatos.
Na pesquisa anterior, divulgada em abril, Flávio Bolsonaro aparecia numericamente à frente, com 46%, contra 45% de Lula.
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 13 de maio, com 2.004 entrevistados de 16 anos ou mais em todo o país. O nível de confiança é de 95%, e a pesquisa está registrada no TSE sob o código BR-00290/2026.
No cenário de primeiro turno, Lula segue na liderança, seguido por Flávio Bolsonaro. Confira os resultados:
O Datafolha também simulou outros cenários de segundo turno:





