O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta 2ª feira (7.jul.2025) a ameaça feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donal Trump (republicano), de aumentar a taxação aos países que se alinharem às “políticas antiamericanas do Brics”.
Disse que a forma como o norte-americano fez o anúncio, por meio de uma rede social, é “muito equivocada e muito irresponsável”. Afirmou que há fóruns diplomáticos e comerciais mais adequados para se negociar tarifas internacionais.
“Eu não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da República de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto. Ele precisa saber que o mundo mudou”, afirmou.
“Nós não queremos um imperador. Nós somos países soberanos. Se ele acha que pode taxar, os países têm o direito de taxar também, existe a lei da reciprocidade. Eu acho muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais. Tem outras coisas e outros fóruns para um presidente do tamanho dos Estados Unidos falar com o outros países”, disse Lula a jornalistas ao final da cúpula de chefes de Estado do bloco realizado no Rio nos dias 6 e 7 de julho.