• Quarta-feira, 13 de agosto de 2025

Lula demite secretário jurídico e nomeia assessor da Petrobras

Marcos Rogério de Souza deixa o cargo depois de 1 ano; Marcelo Weick Pogliese, que já atuou na secretaria ligada à Casa Civil assume o cargo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta 3ª feira (12.ago.2025) o secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza. Será nomeado para o seu lugar o advogado Marcelo Weick Pogliese, que atualmente é assessor especial da presidência da Petrobras.

Oficialmente, a Casa Civil informou que a demissão foi a pedido de Souza. A troca será oficializada na edição de 2ª feira (18.ago) do Diário Oficial da União.

Souza havia sido indicado para o cargo em 23 de julho de 2024. Ele entrou no lugar de Wellington César Lima e Silva, que havia deixado a chefia da secretaria para assumir o posto de advogado-geral da Petrobras.

Pogliese havia sido seu auxiliar na SAJ (Secretaria de Assuntos Jurídicos) em 2023 e 2024. Em agosto de 2024 foi nomeado para trabalhar na estatal. Ele é doutor em direito pela UERJ. Atua como advogado e professor da Universidade Federal da Paraíba.

A SAJ (Secretaria para Assuntos Jurídicos) não tem status de ministério, mas é um dos órgãos mais importantes do Palácio do Planalto. É responsável pelo Diário Oficial da União e por fazer análises jurídicas de projetos. O secretário despacha diariamente com o presidente da República.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: