• Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Lula defende o estado do Pará após declaração de chanceler alemão

Merz disse publicamente que ninguém da equipe quis ficar em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu nesta terça-feira (18) uma declaração dada pelo primeiro-ministro alemão, Friedrich Merz, no último dia 13 de novembro, que fazia uma comparação depreciativa de Belém (PA), com Berlim, capital da Alemanha.

“Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará e a cidade de Belém”, afirmou o presidente brasileiro durante a cerimônia de inauguração da Ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA).

A afirmação ocorreu depois que o chanceler alemão Merz, declarou publicamente que ninguém de sua equipe quis permanecer em Belém para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), porque Berlim é uma cidade muito bonita. O presidente Lula lembrou em discurso que quando decidiu fazer a COP no Pará muitos reclamaram e disseram que deveria ser no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Reclamaram de muitas coisas como o preço do refrigerante, mas nunca reclamaram do preço de uma água em um aeroporto internacional. Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30  Ao citar a declaração de Friedrich Merz, o presidente brasileiro reforçou que faltou conhecimento por parte dos visitantes.

“Ele, na verdade, devia ter ido em um boteco no Pará. Ele, na verdade, deveria ter dançado no Pará. Ele deveria ter provado a culinária do Pará. Porque ele ia perceber que Berlim não oferece para ele 10% da qualidade que oferece o estado do Pará, a cidade de Belém”, concluiu.

Relacionadas
Bares, restaurantes e padarias podem proibir clientes de usarem computador na mesa? Foto: Freepik
Problema em rede da Cloudflare derruba sites e portais em todo o mundo
São Paulo (SP), 14/11/2025 – Feriado do Dia da Consciência Negra tem arte e história em SP
Foto: Centro Cultural de São Paulo
Feriado do Dia da Consciência Negra leva arte e história às ruas de SP
Brasília (DF), 16/11/2025 - Candidatos comparecem a local de prova para realização do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento
Por: Redação

Artigos Relacionados: