O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou em seus Instagram nesta 2ª feira (15.set.2025) uma homenagem ao filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, escolhido para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar de 2026.
Lula compartilhou uma montagem de uma imagem do ator Wagner Moura junto com a estatueta dourada da premiação e a frase “cultura soberana”, acompanhada da canção “aquarela”, da cantora brasileira Gal Costa.
O longa-metragem está na disputa com produções de outros países para que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, responsável pela premiação, selecione as obras que concorrerão oficialmente na categoria internacional da cerimônia marcada para 15 de março de 2026.
O filme narra a história de um jovem recrutado como informante durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), mesclando elementos históricos com suspense. A produção já conquistou reconhecimento internacional no 78º Festival de Cannes, onde recebeu o Prêmio da Crítica. O filme conta com Wagner Moura, Alice Carvalho, Tânia Maria e Carlos Francisco no elenco.
“O Agente Secreto” é uma coprodução brasileira com Alemanha, França e Holanda. Financiado pelo FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), mecanismo gerido pelo Ministério da Cultura em parceria com a Ancine (Agência Nacional de Cinema), o longa teve um orçamento de R$ 28 milhões. A produção deve estrear em 6 de novembro no Brasil.
Em agosto, Lula recebeu os integrantes da produção para uma sessão especial no Cine Alvorada. No evento, Lula reforçou a defesa da autonomia econômica e política do país. “Vocês estão aqui para ver o nosso cineasta receber o prêmio ‘Brasil Soberano’”, disse aos jornalistas presentes.
Para um filme nacional ser indicado ao Oscar, ele deve ser selecionado pela ABCAA. Para isso, a produção precisa ter sido lançada no Brasil durante um período pré-estabelecido pela Academia Brasileira de Cinema.
O filme também precisa ter sido exibido pela 1ª vez por ao menos 7 dias consecutivos em um cinema comercial. Além disso, não pode ter sido exibido inicialmente na TV ou em plataformas de streaming.
A produtora é responsável por preencher o formulário de inscrição no site da academia. É necessário enviar a cópia do CPB (Certificado de Produto Brasileiro) dada pela Ancine, além de documentos que comprovem a exibição da obra por 7 dias –como críticas e reportagens.
Feito isso, os filmes são analisados pela Comissão de Seleção. Definido o representante, a Academia Brasileira de Cinema e Artes informa a sua escolha ao comitê de Hollywood. A inscrição na premiação, porém, é de responsabilidade dos produtores do filme escolhido.
Neste ano, além de “O Agente Secreto”, estavam concorrendo: