• Sábado, 31 de janeiro de 2026

Lula agenda Carnaval com aliados em Salvador, Recife e Rio

Roteiro inclui Galo da Madrugada, festa do PT e desfile na Sapucaí –tudo em um momento de costura de palanques estaduais. Leia mais no Poder360.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai usar o Carnaval de 2026 para dar um gás na articulação política. O petista montou uma agenda que passa por Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, combinando evento partidário, bloco de rua e desfile no Sambódromo em meio à pré-campanha pela reeleição.

Eis a programação:

Segundo apurou o Poder360, o roteiro oficial ainda está sendo fechado e Lula pode chegar antes nas cidades visitadas.

A festa do PT em Salvador, marcada para o fim de semana que antecede a folia oficial, deve ser usada para que Lula formalize sua pré-candidatura à reeleição em 2026. 

Caciques da Bahia como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o senador Jaques Wagner são presenças confirmadas. Ministros considerados centrais no governo, como Fernando Haddad, da Fazenda, e Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, também irão. 

A celebração vai até 7 de fevereiro de 2026. Sidônio Palmeira, ministro da Secom, está confirmado para dar uma palestra sobre comunicação, com orientações para as eleições de 2026. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também vai participar.

Nascido em Caetés, no Agreste pernambucano, Lula mantém forte vínculo simbólico com o Estado. A ida ao maior bloco do país se dá em um momento de costura de palanques estaduais. Sobre Recife, o prefeito João Campos (PSB) fez o convite para o carnaval e Lula escolheu o dia, conforme apurou o Poder360.

A presença em Pernambuco reforça a aliança entre PT e PSB. João Campos, que também preside nacionalmente o partido, coordena a montagem de cerca de 15 palanques estaduais para a campanha de Lula em 2026, incluindo Estados estratégicos como São Paulo e Minas Gerais.

Aliados avaliam que a ida do presidente ao Galo da Madrugada fortalece o eixo político do PSB no Estado. O PSB deve liderar o palanque de Lula no Estado, em oposição ao grupo da governadora Raquel Lyra (PSDB) –com quem Lula também mantém boa relação. 

No dia 15, Lula deve ir ao Rio para o desfile da Acadêmicos de Niterói. Com o enredo “Do Alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação abrirá os desfiles do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí.

Além de estreante, a Acadêmicos de Niterói será a mais jovem escola na avenida em 2026. Fundada em 2018, ela participou de apenas 3 carnavais antes de vencer a Série Ouro, em 2025, e ser alçada ao Grupo Especial, o grupo de elite do carnaval carioca.

A primeira-dama Janja já confirmou que desfilará pela escola. Ela visitou o barracão da agremiação em 6 de janeiro com as ministras Anielle Franco (Igualdade Racial) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia). 

A escola convidou outros integrantes do governo para desfilar. A ministra da Igualdade Racial é uma das que devem ir. 

Em janeiro, Bia Lula, neta do presidente, também esteve na Cidade do Samba e tem presença confirmada na avenida. Ela foi ao ensaio técnico na 6ª feira (30.jan).

O presidente já afirmou que assistirá aos desfiles, mas ainda não há definição se o próprio Lula irá desfilar. O Poder360 apurou que ele deve ficar em um camarote. A expectativa é que seja convidado para o camarote da Prefeitura do Rio, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), com quem deve formar palanque no Estado em 2026.

Outra possibilidade seria o camarote do governo estadual, hipótese considerada menos provável por causa da relação de oposição com o governador Cláudio Castro (PL).

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, também vai cruzar a avenida. Ele foi um dos principais defensores do repasse de verbas federais às escolas de samba do Grupo Especial como instrumento de promoção do turismo e da cultura. 

Nos últimos anos, o apoio vinha sendo feito pelo Ministério do Turismo. Em 2026, a operação passou para a Embratur e o Ministério da Cultura, mudança que provocou atraso: os recursos só foram liberados em 19 de janeiro, a cerca de um mês dos desfiles. Freixo justificou a alteração citando o papel estratégico do carnaval na promoção internacional do Brasil como destino turístico. 

Em novembro de 2025, ele participou do 1º ensaio de rua da Acadêmicos de Niterói. A relação de Freixo com o carnaval carioca é antiga. Ele tem ligação histórica com a Mangueira e, em 2025, atuou ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na articulação que aproximou a escola do governo do Amapá. 

O Estado, comandado por Clécio Luis (União Brasil), destinou R$ 10 milhões para financiar o enredo da Mangueira em 2026, “Amapá, terra das águas e da liberdade: a Amazônia negra brasileira”.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: