Os Estados Unidos entraram neste sábado (31.jan.2026) em uma nova paralisação, que deve durar até 2ª feira (2.fev), quando haverá uma votação no Congresso sobre o orçamento para o DHS (Departamento de Segurança Nacional) –que abriga o ICE (Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas). O prazo para a aprovação do orçamento de 2026 era até a meia-noite e expirou.
Este shutdown parcial do governo se dá 3 meses depois da paralisação mais longa da história do país, em outubro e novembro de 2025, ocasionado depois de democratas e republicanos não chegarem a um consenso sobre o financiamento federal.
Nesta nova paralisação, o bloqueio se deve à resistência de senadores democratas em aprovar um orçamento para o DHS, depois de 2 manifestantes serem mortos a tiros durante as operações federais anti-imigração do governo de Donald Trump (Partido Republicano), em Minneapolis, no Estado de Minnesota.
Na 5ª feira (29.jan), democratas e republicanos no Senado dos EUA chegaram a fazer a um acordo com o presidente norte-americano para separar o financiamento do DHS de um projeto de lei mais amplo. Segundo a agência Associated Press, o plano determina financiar o departamento por duas semanas enquanto o Congresso debate limitações ao ICE.
Depois de horas de atraso, a Casa aprovou o pacote de gastos por uma votação de 71 a 29. A Câmara dos Representantes, no entanto, está em recesso e não deve analisar a medida até 2ª feira (2.fev). Trump pediu uma ação rápida da Câmara para evitar uma paralisação prolongada como a de 43 dias do ano passado.
“A única coisa que pode frear o crescimento do nosso país é outra paralisação prolongada e prejudicial do governo. Estou trabalhando arduamente com o Congresso para garantir que possamos financiar integralmente o governo, sem demora”, declarou Trump em uma publicação na plataforma Truth Social, na noite de 5ª feira (29.jan).
“Republicanos e democratas no Congresso se uniram para garantir o financiamento da grande maioria do governo até setembro, ao mesmo tempo em que prorrogamos o orçamento do Departamento de Segurança Interna (incluindo a importantíssima Guarda Costeira, que estamos expandindo e reconstruindo como nunca antes). Espero que tanto republicanos quanto democratas deem um voto bipartidário ‘SIM’, tão necessário”, escreveu o presidente dos EUA.

Se a atual paralisação durar mais do que alguns dias, dezenas de milhares de funcionários federais correm o risco de serem colocados em licença não remunerada ou de serem solicitados a trabalhar sem receber até que o financiamento seja restabelecido.
O Congresso já aprovou 6 dos 12 projetos de lei de financiamento anual, mas os do pacote atual financiam a maior parte das operações federais.
Os democratas têm se mantido firmes na recusa de novos fundos para o DHS, a menos que as regras para a aplicação das leis de imigração sejam alteradas. Eles querem que qualquer novo projeto de lei de financiamento do DHS inclua requisitos mais rigorosos para mandados judiciais, proibição do uso de máscaras por agentes de imigração e a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais, entre outras medidas.
Leia mais:





