O Liverpool decidiu aposentar a camisa número 20 em homenagem ao atacante português Diogo Jota. O jogador morreu em um acidente de carro na Espanha na 5ª feira (04.jul.2025). A decisão foi anunciada pelo clube inglês no mesmo dia, horas após a confirmação da morte.
O atacante, que tinha 28 anos, foi considerado peça fundamental na conquista do 20º título da Premier League pelo clube inglês na temporada 2024/2025. Jota marcou um gol decisivo no clássico contra o Everton em abril.
No comunicado oficial, o Liverpool destacou a trajetória do jogador. “A camisa 20 será devidamente imortalizada por suas contribuições como parte do elenco do Liverpool campeão da temporada 2024-25 — o 20º título do clube — com sua característica ginga e finalização em frente à Kop para selar a vitória no clássico de Merseyside em abril, um último gol marcante de sua vida”, informou o clube.
Diogo Jota atuou pelo Liverpool desde 2020, quando foi contratado pela equipe inglesa. Durante sua passagem pelo clube da cidade de Liverpool, o atacante disputou 182 partidas e marcou 65 gols.
Torcedores se reuniram nos arredores do estádio Anfield, casa do Liverpool, para prestar homenagens ao jogador português. Eles cantaram: “Ele veste o número 20. Ele vai nos levar à vitória. Quando ele estiver correndo pela ponta esquerda. Ele vai cortar por dentro e marcar para o LFC. Ele é um rapaz de Portugal. Melhor que o Figo, sabia? Ah, o nome dele é Diogo”.
Na seleção de Portugal, Jota participou de 49 jogos e conquistou dois títulos da Liga das Nações. Além da Premier League, o atacante também venceu a Copa da Inglaterra com o Liverpool.
Além de aposentar o número, prática muito comum no basquete, o Liverpool disponibilizou livros de condolências –em formato físico e digital– em homenagem a Diogo Jota e seu irmão, Andre Silva, que também morreu no acidente.
Os torcedores que desejarem prestar suas homenagens presencialmente poderão assinar os livros na recepção da arquibancada Anfield Road, no estádio de Anfield.
Já o livro virtual está acessível on-line e pode ser assinado por fãs de qualquer lugar do mundo.
O clube também colocou as bandeiras de Anfield a meio mastro. Todas as lojas oficiais, museus e passeios do Liverpool permanecerão fechados até 2ª feira (7.jul.2025).