• Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Lindbergh Farias deixa a liderança do PT na Câmara

Pedro Uczai assume posto na bancada nesta 3ª feira; deputado fluminense é o único a deixar liderança partidária em 2026.

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou nesta 2ª feira (2.fev.2026) que deixará a liderança da bancada do PT na Câmara dos Deputados. O cargo será ocupado por Pedro Uczai (PT-SC) a partir desta 3ª feira (3.fev), no início dos trabalhos legislativos. Diferente das demais legendas da Casa, que manterão seus atuais líderes, o PT efetua a troca para cumprir o regimento interno que limita a permanência no posto por no máximo 2 anos.

Em balanço de sua gestão, Lindbergh afirmou que o período foi marcado por uma atuação “combativa” e pela demarcação de campo frente ao Centrão. O congressista popularizou o termo “BBB” (bancos, bets e bilionários) para criticar pautas econômicas adversas e liderou a oposição à proposta de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

No anúncio de despedida, ele destacou medidas do governo federal, como o aumento de 6,8% no salário mínimo e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5.000.

O congressista declarou que agora focará na articulação política para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026. “Vamos reeleger o maior presidente da história desse país”, declarou.

Pedro Uczai assume o comando de uma das maiores bancadas da Câmara em um ano eleitoral em que as principais pautas do governo federal são o fim da escala 6 X 1 e a regulamentação dos motoristas de app.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: