• Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Ditador de Belarus apoia Lula e fala em ajuda a eleição "tranquila"

Durante encontro com o embaixador brasileiro, Aleksandr Lukashenko disse esperar que presidente continue no cargo.

O ditador de Belarus, Aleksandr Lukashenko (independente), declarou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2026 e disse estar disposto a colaborar para que o pleito seja realizado em um ambiente “pacífico e tranquilo”. As informações são da Belta, a agência estatal de notícias bielorrussa. 

Durante encontro nesta 2ª feira (2.fev.2026) com o embaixador brasileiro em Belarus, Bernard Klingl, Lukashenko disse que o Brasil atravessa um “importante momento” político: “Esperamos sinceramente que o atual presidente do Brasil permaneça no cargo após essas eleições. Pelo que sei, ele já confirmou sua participação”.

O ditador socialista também ofereceu ajuda para a organização das eleições brasileiras. “Se necessário, faremos todo o possível para garantir que as eleições no Brasil ocorram em um ambiente pacífico e tranquilo, no interesse do povo brasileiro”, declarou. 

Conhecido como o “o último ditador da Europa”, Lukashenko está no poder desde 1994. É o 1º e único presidente da história de Belarus.

Foi eleito nas primeiras eleições livres depois da independência do país, em 1991, após a dissolução da União Soviética. Desde aquela época, não houve mais nenhum pleito plenamente reconhecido pela oposição ou pelos países ocidentais. O líder já foi reeleito 5 vezes, em disputas com indícios de fraudes, segundo organismos internacionais. 

O ditador é um dos principais aliados de Vladimir Putin na Europa. Segundo organizações de direitos humanos, o regime de Lukashenko promove perseguição a opositores, tortura e censura à imprensa. Há ainda no país diversas práticas ligadas à União Soviética. O socialista é um entusiasta do antigo regime soviético. 

Belarus é o único país da Europa e da ex-União Soviética que ainda aplica a pena de morte.  

Por: Poder360

Artigos Relacionados: