Com a líderes de países que integram o bloco de economias emergentes aumentaram as articulações entre si nos últimos dias. O republicano tem feito ameaças de sanções e anunciou taxas de 50% contra produtos do Brasil e .
Trump x Brics
No início de 2025, Trump já havia feito ameaças contra o Brics.
Na ocasião, o presidente norte-americano ameaçou aplicar taxas de 100% aos países membros do bloco que não se curvassem aos “interesses comerciais dos EUA”.
Durante a última cúpula dos Brics, o presidente dos EUA voltou a ameaçar taxar os Brics, assim como outras nações que se aproximassem do bloco.
Com a influência econômica e o desejo de reformular a ordem global, o Brics passou a articular alternativas ao dólar norte-americano no comércio internacional, como a criação de uma moeda comum para transações entre os membros do bloco.
Atualmente, Brasil e Índia são os dois países penalizados com as maiores tarifas impostas por Trump, de 50%.
Além disso, o líder norte-americano tem feito ameaças sobre aplicar novas sanções contra a Rússia, caso Putin não avance nas negociações de paz com a Ucrânia.
Após a Índia ser taxada em 50% por negociar com a Rússia, presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o premiê indiano, Narendra Modi.
De acordo com o governo indiano, o primeiro-ministro da Índia concordou em aprimorar estruturas para fortalecer a “cooperação em comércio, tecnologia, energia, defesa, agricultura e saúde”.
Leia também
Putin procura presidente da África do Sul e Emirados Árabes Unidos
Com a possibilidade do governo norte-americano anunciar o líder russo conversou com lideranças da África do Sul e Emirados Árabes Unidos — dois membros plenos dos Brics — no mesmo dia do telefonema entre Lula e Modi.
Putin recebeu o presidente dos xeque Mohammed bin Zayed al Nahyan em Moscou para falar sobre a expansão da cooperação entre os dois países foi discutida. Segundo o governo, a parceria nas áreas de economia, comércio, investimento, espaço e energia estiveram no centro das discussões.
Além disso, o líder russo também conversou com o presidente da África do Sul, sobre desenvolver uma “parceria estratégica abrangente” entre os dois países.

8 imagens





Fechar modal.

![]()
1 de 8 Chefes de Estado reunidos para a cúpula do Brics no Rio de Janeiro Isabela Castilho | BRICS Brasil
![]()
2 de 8 Foto oficial das autoridades no Brics Ricardo Stuckert / PR
![]()
3 de 8 O presidente Lula Paulo Mumia/BRICS Brasil
![]()
4 de 8 Putin Reprodução/Kremlin
![]()
5 de 8 Trump x Brics: entenda ações do presidente dos EUA contra bloco Gabriel Lucas / Arte Metrópoles
![]()
6 de 8 Presidente Lula discursa durante cúpula do Brics, no Rio de Janeiro Isabela Castilho | BRICS Brasil
![]()
7 de 8 Presidente também conversou com premiê da China, Li Qiang Ricardo Stuckert / PR
![]()
8 de 8 Presidente Lula em reunião do Novo Banco de Desenvolvimento Ricardo Stuckert