Alpinistas caem e passam a noite pendurados em cinto em pico no Canadá
Um deles tinha um ferimento na cabeça. O mal tempo impediu o resgate em tempo hábil
Dois alpinistas ficaram presos durante a noite da última terça-feira (5/8) e a madrugada de quarta-feira (6/8) no Pico Yak, no Canadá. Os dois alpinistas ficaram horas pendurados nos cintos de segurança e um deles estava com ferimento na cabeça devido à queda.
A equipe de Resgate da Costa Norte foi chamada à noite e fez , mas devido às más condições do tempo, mesmo com helicópteros e munidos de óculos de visão noturna, o voo foi prejudicado por causa das nuvens, chuva e da fumaça dos incêndios florestais na área.
A equipe de resgate foi chamada às 22h40 e tentou efetuar o salvamento até as 4h do dia seguinte. Porém, somente quando o dia amanheceu, às 5h30, o tempo melhorou e uma nova de voo conseguiu sobrevoar a área e, felizmente, içou o alpinista ferido em primeiro lugar, seguido do seu parceiro.
Leia também
“Esta foi uma tarefa complexa, envolvendo voos noturnos, resgates técnicos, resgate em montanha e içamentos complexos.Desejamos uma rápida recuperação ao alpinista,” manifestou-se a equipe do Resgate da Costa Norte, nas redes sociais.
O Pico Yak fica na província da Colúmbia Britânica, ao norte da cidade de Hope, . É uma rocha de granito de quase 2 mil metros de altura conhecida por rotas de escalada.
Por: Metrópoles