O governo do Líbano confirmou 3 mortes neste sábado (8.nov.2025) em consequência de ataques aéreos de Israel. As informações são do Times of Israel.
Segundo o Ministério da Saúde libanês, as vítimas foram atingidas por ataques de drones israelenses realizados ao longo do dia em diferentes pontos do sul do país, próximo à fronteira. Dois homens morreram na região de Shebaa, no sudeste libanês, depois que o veículo em que estavam foi bombardeado. O carro pegou fogo, e os corpos foram encontrados carbonizados.
De acordo com a emissora estatal libanesa NNA (National News Agency), um 3º ataque matou outra pessoa na aldeia de Baraachit, também no sul do Líbano. Outras pessoas ficaram feridas. O Times of Israel informou que a ação teria como alvo membros da “Lebanese Resistance Companies”, grupo associado ao Hezbollah, e que os ataques foram uma resposta a disparos feitos contra o norte de Israel na 6ª feira (7.nov).
As IDF (Forças de Defesa de Israel) disseram que identificaram e atingiram “terroristas que representavam uma ameaça imediata” nas áreas de fronteira. Segundo o Exército israelense, as operações ocorreram dentro das regras de engajamento e tiveram “caráter preventivo”.
Os bombardeios aumentam a tensão entre os 2 países no contexto do conflito na Faixa de Gaza. Desde outubro de 2023, confrontos entre Israel e o Hezbollah se intensificaram, com trocas diárias de artilharia e ataques de drones. A ONU e países ocidentais alertam para o risco de escalada regional caso as hostilidades avancem sobre o território libanês.





