O Ministério das Relações Exteriores e o Departamento de Estado norte-americano divulgaram uma declaração conjunta sobre o encontro entre o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. Leia a íntegra (PDF – 202 KB)
A reunião foi realizada nesta 5ª feira (16.out.2025) no edifício Eisenhower, um anexo da Casa Branca, sede do governo norte-americano. O encontro começou às 14h (15h de Brasília). Durou cerca de uma hora. Vieira viajou aos EUA especialmente para se encontrar com Rubio.
Na nota assinada por Vieira, Rubio e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, os governos brasileiro e norte-americano afirmaram que as conversas foram “muito positivas” e que foram tratados no encontro temas sobre “comércio e questões bilaterais em andamento”.
O texto diz ainda que os representantes de Brasil e Estados Unidos vão “colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto”.
As duas partes concordaram em organizar uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump “na 1ª oportunidade possível”.
Leia a íntegra da nota:
“Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível”.