O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), disse nesta 5ª feira (17.jul.2025) que o julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “deveria se encerrado imediatamente”. A declaração consta em carta publicada pelo líder norte-americano em suas redes sociais.
Trump escreveu que o sistema se virou contra Bolsonaro. Disse estar preocupado com os “ataques à liberdade de expressão” no Brasil e nos EUA pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pediu à administração petista que “pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura”.
Essa a 6ª vez que Trump sai em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento da 1ª Turma do STF que o investiga por tentativa de golpe de Estado. O republicano afirmou que o ex-presidente brasileiro foi um “líder respeitado” e que “serviu bem” ao país. Na 3ª feira (15.jul), Trump havia dito que Bolsonaro não é seu amigo.
O argumento de perseguição contra Bolsonaro é usado pelo presidente norte-americano para elevar as tarifas contra importações brasileiras. Na carta publicada nesta 5ª feira (17.jul), o chefe da Casa Branca disse que manifestou sua indignação com o processo “tanto publicamente quanto por meio de política tarifária”.
Trump elevou em 8 de julho as tarifas comerciais ao Brasil para 50%. A taxa inicial, anunciada no tarifaço em 2 de abril, era de 10%, além de alíquotas adicionais de 25% para aço e alumínio. A nova cota entrará em vigor em 1º de agosto.
Para justificar o aumento, o republicano citou a “caça às bruxas” contra Bolsonaro e pediu para a Justiça brasileira “deixar em paz” o ex-presidente. Em carta direcionada a Lula, o presidente dos EUA afirmou que o julgamento “não deveria estar acontecendo”.
Eis a íntegra da carta:
“Prezado Sr. Bolsonaro:
“Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deveria terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
“Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão –tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos– vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa Política Tarifária. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto”.