• Sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Jatos russos violam espaço aéreo da Estônia, integrante da Otan

Segundo governo estoniano, incursão se deu por 12 minutos; país fala em ação “descarada e sem precedentes”.

Três jatos militares russos invadiram por 12 minutos nesta 6ª feira (19.set.2025) o espaço aéreo da Estônia, país do Leste Europeu que é membro da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) . 

O governo da Estônia afirmou que os caças do tipo MiG-31 entraram em seu espaço aéreo sem autorização, na área da Ilha Vaindloo, a cerca de 100 km da capital Tallinn, segundo informações da agência Reuters..

O ministro das Relações Exteriores da Estônia, Margus Tsahkna, afirmou que “a Rússia já violou o espaço aéreo estoniano 4 vezes este ano, o que é inaceitável por si só”. “Mas a invasão de hoje”, acrescentou Tsahkna, “é descarada e sem precedentes”. O ministro defendeu que a agressividade russa seja respondida “com um rápido fortalecimento da pressão política e econômica” sobre o país.

A Estônia anunciou que convocou o principal diplomata russo no país para registrar um protesto e entregar uma nota. De acordo com o governo estoniano, as aeronaves que invadiram o espaço aéreo não tinham planos de voo e não estavam em contato com o controle de tráfego aéreo. O Ministério da Defesa russo não respondeu a um pedido de comentário da Reuters.

A ação representa um aumento das tensões entre a Rússia e a aliança militar do Ocidente. Na semana passada, em 9 de setembro, mais de 20 drones russos invadiram o espaço aéreo da Polônia, também parte da Otan.

Na ocasião, a Polônia acionou o Artigo 4 da organização e o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, reuniu-se com líderes dos Estados-membros para discutir o assunto. Jatos da Otan chegaram a derrubar alguns dos drones russos.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: