Israel envia encarregada de negócios para chefiar embaixada no Brasil
Após crise diplomática entre os dois países, representação de Israel no Brasil era comandada por porta-voz desde agosto
Após três meses, o governo de decidiu mudar a chefia da embaixada do país no Brasil e enviou a encarregada de negócios Rasha Athamni para ocupar o posto. A diplomata, segundo fontes ouvidas pelo Metrópoles, chegou a Brasília na última semana.
Em 7 de outubro, a nova chefe da embaixada israelense no Brasil participou de um evento no Senado, durante sessão especial em homenagem às vítimas do ataque do Hamas contra Israel.
Isso depois que a crise entre Brasília e Tel Aviv escalou desde o início do governo de e culminou na retirada, por parte de Israel, do pedido de aprovação do nome escolhido para assumir a embaixada: Gali Dagan. Ele substituiria o embaixador
Antes da decisão, a diplomacia israelense acusou o Ministério das Relações Exteriores de
Leia também
Após o anúncio israelense, o assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assuntos internacionais, explicou a posição brasileira. De acordo com o diplomata, o Brasil não acolheu o novo embaixador de Israel pois o ex-representante do Brasil em Tel Aviv foi humilhado.
O braço direito de Lula para política externa se referia a reprimenda de Israel ao embaixador em fevereiro de 2022, após o presidente brasileiro comparar as Depois do episódio, o Brasil chamou de volta o diplomata e deixou o cargo vago.
Mesmo com o envio de Rasha Athamni ao Brasil, as relações entre Brasília e Tel Aviv seguem, tecnicamente, rebaixadas.
Por: Metrópoles