A presidente do México, Claudia Sheinbaum, informou que 64 pessoas morreram e outras 65 estão desaparecidas devido às chuvas intensas que atingiram o país na última semana. A informação foi divulgada nesta 2ª feira (13.out.2025), quando o governo mexicano apresentou um balanço dos danos causados pela tempestade que provocou deslizamentos de terra e inundações em regiões da costa do Golfo e estados centrais.
“Esta chuva intensa não era esperada com tal magnitude”, declarou Sheinbaum em fala à imprensa, segundo informações da Reuters.
O fenômeno meteorológico se deu próximo ao término da temporada de chuvas no país, causando o transbordamento de rios que já estavam cheios depois de meses de precipitações.
Aproximadamente 100 mil casas foram afetadas pelas chuvas torrenciais, de acordo com dados apresentados pela presidente mexicana. O impacto foi registrado principalmente em cinco estados (Hidalgo, Puebla, Querétaro, San Luis Potosí e Veracruz), onde houve interrupção no fornecimento de energia elétrica, serviço que já foi restabelecido na maior parte das áreas atingidas.
Sheinbaum agendou uma reunião com o Ministério das Finanças para esta 2ª feira (13.out) para discutir os esforços de reconstrução. A presidente também planeja visitar alguns dos estados mais afetados pelas chuvas.
O governo mexicano informou que concentrará esforços para evitar a propagação de vírus como a dengue, transmitidos por mosquitos que se reproduzem em águas paradas resultantes das inundações.