• Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Petrobras retomará produção no campo de Tupi, no Rio

Operação da unidade, no pré-sal da Bacia de Santos, havia sido suspensa pela ANP por motivos de segurança. Leia no Poder360

A Petrobras anunciou, nesta 2ª feira (13.out.2025), que pretende retomar “nos próximos dias” a produção da plataforma FPSO Angra dos Reis, que está instalada no campo de Tupi (RJ), no pré-sal da Bacia de Santos.

“Após concluir as ações solicitadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), a Petrobras segue trabalhando para finalizar o processo de retorno seguro da unidade o mais rápido possível e, a depender de condições climáticas, será possível o retorno da produção nos próximos dias”, informou por meio de nota enviada ao Poder360.

A operação da unidade havia sido suspensa pela ANP por motivos de segurança. A FPSO (Floating Production Storage and Offloading) Angra dos Reis tem capacidade para produzir até 50.000 bpd (barris de petróleo por dia), segundo a agência.

Um FPSO é uma unidade flutuante que produz, armazena e transfere petróleo, funcionando como uma plataforma marítima móvel. Essa plataforma opera no campo de Tupi desde outubro de 2010 e foi a 1ª de grande porte a atuar no pré-sal brasileiro.

Em janeiro deste ano, a Petrobras e os parceiros do campo – Shell, Petrogal e PPSA – prorrogaram o contrato da unidade até 2030. A Petrobras detém 67% da produção do campo, seguida pela Shell (23%), Petrogal (9%) e PPSA (0,551%).

Apesar de seu protagonismo inicial, Tupi foi ultrapassado em produção pelo campo de Búzios em agosto deste ano. Enquanto Búzios produz atualmente cerca de 821,8 mil barris diários, Tupi produz 780,4 mil barris.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: