Em retaliação aos ataques dos Estados Unidos nesse sábado (21/6), o Irã lançou mísseis, nesta segunda-feira (23/6), em direção a Doha, capital do Catar. O alvo era Al Udeid, conhecida por ser a maior base militar dos EUA no Oriente Médio. O Iraque também teria sido atingido por pelo menos um míssel.
O Catar confirmou o ataque e afirmou que suas defesas aéreas . O país . Já o Departamento de Defesa dos EUA informou que não há relatos de baixas americanas na base de Al Udeid.
Leia também
Pelo menos 10 mísseis foram lançados em direção ao Catar. O ataque ao Iraque não foi confirmado, mas o Irã afirma ter lançado pele menos um míssel em direção ao país.
“A Casa Branca e o Departamento de Defesa estão cientes e monitorando de perto as potenciais ameaças à Base Aérea de Al Udeid, no Catar”, disse um alto funcionário da Casa Branca ao site Axios.
Nas últimas semanas, os EUA evacuaram muitas aeronaves e funcionários da base do Catar temendo um possível ataque.
Veja vídeo:
A maior base dos Estados Unidos no Oriente Médio está localizada no país. Uma base dos EUA no Iraque também foi atingida.
Viory
— Metrópoles (@Metropoles)
O que está acontecendo
Tendo como alvo a sede da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC), voltou a lançar ataques aéreos contra o país, nesta segunda-feira (23/6), com “intensidade sem precedentes” ao “coração de Teerã”, capital do Irã.
Segundo o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, os alvos incluem o quartel-general de Basij; a Prisão de Evin, “para presos políticos e opositores do regime”; o relógio da Destruição de Israel, localizado na Praça Palestina; e o quartel-general de segurança interna da Guarda Revolucionária.
Em resposta, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) do Irã realizou, nesta segunda-feira (23/6), a 21ª operação com mísseis desde o início do conflito com Israel, no último dia 13 de junho. A ação adota nova tática ao lançar um ataque combinado de mísseis e drones contra múltiplos alvos em outras regiões de Israel.
De acordo com um comunicado oficial do IRGC, foram usados mísseis de propulsão sólida e líquida, além de drones suicidas, para atingir áreas estratégicas espalhadas de norte ao sul do território israelense.
Nesse sábado (21/6), os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra, depois de bombardear três instalações nucleares do Irã.
O Iêmen anunciou a entrada no conflito “contra Israel e EUA”, ao lado do Irã, e diz estar de “prontidão para participar do ataque a navios e navios de guerra americanos no Mar Vermelho, caso o inimigo americano lance uma agressão em apoio ao inimigo israelense contra a República Islâmica do Irã”.
Nesta segunda, o . Antes, os ataques se concentravam em Tel Aviv e Haifa.
Espaço aéreo fechado
Antes de ser bombadeado, o Catar informou nesta segunda que fechou temporariamente seu espaço aéreo devido às ações tomadas em resposta ao conflito na região entre Irã e Israel. Outros países da região, como o Kuwait, também anunciaram o fechamento do espaço aéreo.
A notícia foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Catar nas redes sociais. As autoridades explicaram que essa medida visa proteger cidadãos, moradores e visitantes do país.
Várias escolas no Catar também receberam ordens de fechamento. Mais cedo, as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido no Catar divulgaram comunicados recomendando que seus cidadãos no país se isolassem em suas casas até novo aviso.

5 imagens




Fechar modal.

![]()
1 de 5 Reprodução/X
![]()
2 de 5 Reprodução/X
![]()
3 de 5 Reprodução/X
![]()
4 de 5 Reprodução/X
![]()
5 de 5 Reprodução/X