Inflação ao produtor nos EUA fica acima do esperado em julho
O indicador de inflação ao produtor é um dos mais aguardados pelo mercado porque serve como referência para o BC dos EUA definir juros
O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), que mede a ao produtor nos , ficou acima das projeções de analistas do mercado em julho deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (14/8) do governo norte-americano.
No mês passado, o indicador ficou em 0,9%, na comparação com junho (quando o índice registrou variação nula).
Já na comparação anual, em relação a julho do ano passado, a inflação ao produtor nos EUA foi de 3,3% (ante 2,4% do mesmo período de 2024).
Ambos os resultados vieram acima das projeções do mercado, que eram de 0,2% (na base mensal) e 2,5% (anual).
Núcleo de inflação
O núcleo do PPI, que exclui itens considerados voláteis como alimentos e combustíveis, ficou em 0,9% na comparação mensal e 3,7% na base anual, também bem acima das projeções.
Os analistas do mercado esperavam que o núcleo da inflação ao produtor ficasse em 0,2% (mensal) e 2,9% (anual).
Leia também
Juros
O indicador de inflação ao produtor é um dos mais aguardados pelo mercado financeiro porque serve como referência para o (Fed, o Banco Central dos EUA) definir a taxa básica de juros no país.
Em sua última reunião, no fim de julho, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed anunciou . A próxima reunião do Fed para definir a taxa de juros acontece nos dias 16 e 17 de setembro.
A inflação ao produtor acima do esperado levou a uma redução da aposta em corte de juros pelo Fed já em setembro, embora ela ainda continue dominante.
Segundo a plataforma de monitoramento do CME Group, 92,7% dos agentes de mercado apostam em uma queda de 0,25 ponto percentual já na próxima reunião, ante 97,8% antes da divulgação dos dados de inflação.
Segundo o CME Group, 7,3% dos analistas acreditam na manutenção dos juros no patamar atual.
Por: Metrópoles