Os incêndios na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, chegaram no 15º dia nesta 2ª feira (13.out.2025) e têm movido diversas equipes para controlar as chamas. No último fim de semana, 2 focos foram controlados pelos brigadistas. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a área queimada já está próxima dos 80 mil hectares.
Um dos incêndios começou próximo ao povoado de Cormari, adentrando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no fim de semana. As chamas foram contidas. A atual operação conta com 211 profissionais, entre servidores e brigadistas de diversas organizações.
Já o foco no município de Cavalcante foi controlado depois de quase 2 semanas de trabalho das equipes e muitas dificuldades com o solo montanhoso. Porém, ainda há incêndios ativos na região.
A suspeita do ICMBio é que os incêndios são criminosos. A Semed (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) prendeu dois suspeitos na 6ª feira (13.out.2025) e aplicou multas que podem chegar a R$ 50 mil.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás.
Criado em 1961, o local protege uma área aproximada de 240.611 hectares de Cerrado. No local, há espécies únicas de vegetais, nascentes e cursos d’água, rochas pré-históricas. Desde 2001, o local foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).