IFPA analisa que acordo Mercosul-União Europeia amplia competitividade da fruticultura brasileira
Atualmente, a fruta brasileira enfrenta uma média de 10% de imposto para entrar no mercado europeu, percentual que varia conforme o produto.
Atualmente, a fruta brasileira enfrenta uma média de 10% de imposto para entrar no mercado europeu, percentual que varia conforme o produto. A avaliação do setor de fruticultura sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia é positiva, especialmente pelo cronograma de redução gradual das tarifas de importação aplicadas às frutas brasileiras. Segundo Luiz Roberto Barcelos, conselheiro da IFPA e diretor da Abrafrutas, o processo de desgravação será escalonado conforme o produto: a uva terá isenção imediata, enquanto melão terá prazo de até sete anos; limão e abacate terão redução ao longo de quatro anos, com queda de 25% ao ano; e a maçã, por ser uma fruta produzida no hemisfério norte, terá o maior prazo, de até dez anos, mantendo um caráter de proteção aos produtores europeus. Atualmente, a fruta brasileira enfrenta uma média de 10% de imposto para entrar no mercado europeu, percentual que varia conforme o produto — cerca de 8,8% para o melão e até 14% para a uva. Esse custo reduz a competitividade do Brasil frente a países concorrentes da América Central e da América do Sul, como Peru, Equador e Colômbia, que contam com isenções ou tarifas reduzidas por integrarem o Sistema Geral de Preferências (SGP) da União Europeia. A retirada dessas tarifas, destaca Luiz Roberto, tende a baratear o produto, ampliar a competitividade e estimular o consumo entre os europeus.
Tensão EUA x Irã: impactos no mercado brasileiro de fertilizantesOutro ponto destacado é que a fruticultura brasileira não concorre diretamente com a produção europeia, pois atua em janelas complementares de oferta. O Brasil exporta frutas como melão e melancia em períodos de entressafra europeia, além de frutas tropicais que não são produzidas localmente ao longo de todo o ano, o que reduz riscos de competição direta com produtores do bloco. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});Apesar do otimismo do setor, o acordo ainda precisa ser ratificado pelos parlamentos nacionais dos países que compõem o Mercosul e a União Europeia. A expectativa, segundo Luiz Roberto, é de que a implementação do tratado resulte em aumento das exportações, diversificação da pauta exportadora e maior entrada de divisas no país, com impacto especialmente positivo para o Nordeste — região onde se concentra grande parte da produção de frutas destinadas ao mercado externo. A Country Manager da IFPA, Valeska de Oliveira Ciré, ressalta ainda que “a desgravação não é só tarifa menor, é um convite para o Brasil jogar o jogo global com estratégia. Quem se preparar agora — com rastreabilidade, padrão e agenda comercial — vai transformar calendário de redução em contratos e market share.” A Country Manager da IFPA, Valeska de Oliveira Ciré, ressalta ainda que “a desgravação não é só tarifa menor, é um convite para o Brasil jogar o jogo global com estratégia. Quem se preparar agora — com rastreabilidade, padrão e agenda comercial — vai transformar calendário de redução em contratos e market share.” Fonte: IFPA VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
Brasil encaminha abertura do mercado de carne bovina na Coreia do Sul
há 2 horas
STF arquiva ação de suspeição de Toffoli no caso Banco Master
há 4 horas
Brasil deve insistir no diálogo após EUA elevarem tarifas globais para 15%
há 12 horas
ALERTA: ciclone e frente fria provocam chuva de até 100 mm e ventos de 100 km/h nesta semana
há 12 horas
Tarifaço: EUA reduz alíquotas de 40% para 15% e pode reabrir mercado para exportações brasileiras
há 12 horas
Alerta de satélite passa a bloquear crédito rural e inverte ônus da prova no campo
há 12 horas
Cervo indiano invade o Pantanal e acende alerta ambiental no Brasil
há 17 horas
CNJ apura decisão do TJ-MG que absolveu acusado de estupro
há 18 horas
Você faz churrasco errado? Fórmula inspirada em Einstein revela o segredo do bife perfeito
há 19 horas
Por que 10 vacas leiteiras podem faturar mais que 50 bois de engorda em 10 alqueires?
há 20 horas
Pesquisa estrutura base tecnológica para produção e uso comercial do alecrim-do-mato
há 21 horas
Hugo, da dupla Hugo & Guilherme realiza o 1º leilão da sua criação Quarto de Milha
há 21 horas
Congresso Mundial Brangus 2026 está com inscrições abertas
há 21 horas
15,15/kg: bezerro atinge novo patamar histórico e reacende ciclo de alta na pecuária
há 21 horas
Indígenas ocupam terminal da Cargill no Pará, operação é interrompida; vídeo
há 21 horas
Café pode aliviar ou agravar sintomas da ressaca; entenda
há 21 horas
Anvisa aprova novo medicamento para fenilcetonúria
há 22 horas
OpenAI projeta receita de US$ 280 bi até 2030
há 1 dia
Pesquisadores pedem cautela em debates sobre polilaminina
há 1 dia
Após contrair doença rara de ovelhas, agricultora passa anos lutando contra sequelas