A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República publicou nas redes sociais, na 3ª feira (25.nov.2025), um vídeo que faz referência ao meme dos “Gracyovos”, associado à influenciadora Gracyanne Barbosa. A peça usa o humor para destacar os produtos brasileiros que tiveram a tarifa de 40% suspensa pelos Estados Unidos, como ovos, café, carne, frutas, castanhas, palmito e temperos.
“Ovo ou tarifa? Para nós, o ovo sempre vem 1º”, diz o vídeo divulgado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Não frite agora. Vamos continuar a negociar a taxa de outros produtos”, acrescenta.
O slogan da campanha é “um Brasil de casca grossa”, faz referência à influenciadora fitness Gracyanne Barbosa, que viralizou ao apresentar a linha fictícia de ovos de luxo chamada “Gracyovos”. A campanha, na verdade, era um anúncio para a plataforma Canva, usada para design gráfico e criação de conteúdo digital. O meme rapidamente dominou as redes sociais e passou a ser associado, de forma humorística, a temas envolvendo ovos e alimentação saudável.
Assista (43s):
Os Estados Unidos revogaram no dia 20 de novembro a tarifa de 40% imposta sobre “alguns” produtos agrícolas do Brasil. Eis a lista (PDF – 971 kB).
O comunicado foi assinado pelo presidente norte-americano, Donald Trump (Partido Republicano), e divulgado no site da Casa Branca. O documento cita a conversa do republicano com Lula em 6 de outubro e fala que houve “progresso inicial nas negociações” com o Brasil, mas que ainda há tratativas a serem feitas.
“Após considerar as informações e recomendações que me foram fornecidas por funcionários e o andamento das negociações com o governo do Brasil, entre outros fatores, determinei que é necessário e apropriado modificar o escopo dos produtos sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14323”, diz o novo decreto de Trump.
A isenção das tarifas valerá retroativamente para todos os produtos agora zerados que entraram nos Estados Unidos desde 13 de novembro. O governo Lula informou, após a suspensão, que manterá “negociações com os EUA” com o objetivo de zerar as tarifas adicionais dos produtos restantes.





