Os ministérios da Educação e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos autorizaram a criação de 6.737 novos cargos para universidades e institutos federais de ensino. A medida foi oficializada nesta 4ª feira (15.out.2025) com a publicação no Diário Oficial da União da Portaria Conjunta MGI/MEC nº 70/2025. Eis a íntegra do documento (PDF – 890 kB).
O objetivo é fortalecer o quadro de pessoal das instituições federais de ensino em todo o território nacional. A portaria integra um conjunto de ações implementadas pelo governo federal. Entre elas, estão a reestruturação das carreiras de docentes e técnicos, o aumento de recursos orçamentários para universidades e institutos federais e o programa de expansão dos institutos com mais de 100 novos campi planejados.
Foram estabelecidos 3 eixos principais para a distribuição das novas vagas:
“Contando com essa autorização de mais de 6.700 profissionais para as universidades ao redor de todo o Brasil, já autorizamos, no total, cerca de 15.000 novas vagas para as instituições federais de ensino, desde o início do governo Lula 3. Esse reforço mostra o compromisso do governo com a educação e com a formação dos nossos jovens para empregos qualificados”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em nota.
O Poder360 procurou os ministérios da Educação e da Gestão e Inovação por meio de e-mail para perguntar se gostaria de se manifestar a respeito do aumento de gastos com a criação desses 6.000 cargos. Não houve resposta até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado caso uma manifestação seja enviada a este jornal digital.