• Quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Gleisi quer reunião com Motta e Alcolumbre nesta 5ª feira

Reunião está prevista, mas ainda não foi confirmada; ideia é discutir tramitação da isenção do IR e pauta prioritária para o semestre.

A ministra das Relações Institucionais planeja se reunir, nesta 5ª feira (28.ago.2025), com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O encontro está previsto para as 16h na Residência Oficial da Casa Alta, mas ainda não foi confirmado, segundo apurou o Poder360.

Na pauta da reunião, a tramitação da reforma do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), com isenção para quem ganha até R$ 5.000 por mês. Outros projetos prioritários para o semestre, como a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública, também devem ser assunto.

Sobre o imposto de renda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse na 4ª feira (27.ago) que sentiu “firmeza” no avanço do projeto depois de se reunir com Motta. Disse que o deputado ficou de marcar uma reunião com a Fazenda e os líderes na próxima semana para esclarecer dúvidas e encaminhar o projeto ao plenário.

Haddad disse ter “um acordo firmado” com Motta, tanto no tributo sobre consumo quanto sobre renda, e que os 2 projetos seriam neutros do ponto de vista fiscal. A preocupação da Fazenda é manter as medidas sem impacto para o Orçamento.

O encontro entre Haddad e Motta ocorreu em meio às articulações do governo para assegurar a aprovação da reforma do IR com as compensações fiscais previstas. Há pressão para a retirada das medidas que taxam rendas mais altas.

O encontro de Gleisi com os presidentes do Congresso será o 1º a reunir os 3 depois da derrota do governo na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O Planalto perdeu a presidência e a relatoria da investigação.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: