Prédios da Esplanada dos Ministérios, incluindo os ministérios da Fazenda e da Defesa, além do Congresso Nacional, ficaram sem luz nesta 5ª feira (11.set.2025), por volta das 12h. Segundo a Neoenergia, concessionária responsável pela distribuição de energia em Brasília, houve um pico de energia. Afirmou que investiga as causas que levaram a uma “interrupção de curta duração”, de aproximadamente 15 minutos.
A queda de energia afetou também outros bairros da capital federal, como Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Noroeste, Águas Claras e Sobradinho. O metrô de Brasília teve todas as suas estações temporariamente paralisadas durante o episódio.
A Neoenergia iniciou análises técnicas para identificar as causas exatas do pico de energia que provocou a interrupção no fornecimento elétrico. Em comunicado, a empresa informou que “foi registrada uma interrupção de curta duração no sistema de transmissão, cuja causa está sendo analisada. O fornecimento de energia já foi totalmente restabelecido para todos os clientes em poucos minutos”.
A empresa confirmou que o serviço foi normalizado em todas as áreas afetadas.
Depois do restabelecimento da energia, todos os serviços voltaram a funcionar normalmente, incluindo as operações do metrô de Brasília, que haviam sido completamente paralisadas durante o apagão. Segundo a Companhia do Metrô-DF (Metropolitano do Distrito Federal), o funcionamento dos trens foi suspenso por aproximadamente 10 minutos, com todas as estações temporariamente fechadas. A empresa informou que nenhum passageiro ficou preso, pois os trens estavam nas estações no momento do apagão.