• Terça-feira, 12 de maio de 2026

Frio intenso, geada e calor de até 38 °C marcam a previsão do tempo desta semana, aponta Inmet

Semana terá contraste térmico extremo, avanço de massa de ar frio no Centro-Sul, risco de geada no Sul e chuvas acima de 150 mm no Norte do país, segundo o INMET

O Brasil terá uma semana marcada por fortes contrastes climáticos entre os dias 11 e 18 de maio. Enquanto uma massa de ar frio derruba as temperaturas no Sul e provoca risco de geada em áreas serranas, regiões do Norte e Nordeste devem enfrentar volumes expressivos de chuva, com acumulados que podem ultrapassar 150 milímetros em apenas sete dias. Ao mesmo tempo, parte do Centro-Oeste e do Sudeste voltará a registrar calor intenso, com máximas próximas de 38 °C.

As informações constam no Informativo Meteorológico nº 19/2026 divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

De acordo com o órgão, a semana começa sob influência de um sistema pós-frontal que favorece a entrada de ar frio sobre o Centro-Sul do país, especialmente nesta segunda-feira (11). A tendência, porém, é que o frio perca intensidade gradualmente a partir de quarta-feira (13), permitindo a elevação das temperaturas em diversas regiões.

Geada e temperaturas negativas no Sul

O destaque da semana será o frio intenso no Sul do Brasil. O INMET prevê temperaturas mínimas próximas de 0 °C nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com possibilidade de marcas negativas em alguns pontos. Em General Carneiro, no Paraná, a previsão indica até -2 °C na segunda-feira (11).

Além disso, há condição favorável para formação de geada entre segunda-feira (11) e terça-feira (12), principalmente:

  • na porção central de Santa Catarina;
  • no norte do Rio Grande do Sul;
  • na divisa entre Santa Catarina e Paraná;
  • e nas áreas serranas da Região Sul.
  • O frio mais intenso deve ocorrer justamente no início da semana, período em que produtores rurais acompanham com atenção possíveis impactos sobre pastagens, hortaliças e culturas mais sensíveis às baixas temperaturas.

    Centro-Sul volta a esquentar após passagem do ar frio

    Após o avanço da massa polar, o cenário muda rapidamente em parte do país. Segundo o INMET, áreas do Sudeste e do Centro-Oeste voltarão a registrar temperaturas elevadas a partir de quarta-feira (13).

    Em estados como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, as máximas podem atingir entre 35 °C e 38 °C até o fim da semana.

    No Centro-Oeste, o calor mais intenso deve atingir:

  • região central de Mato Grosso;
  • noroeste de Goiás;
  • áreas do Mato Grosso do Sul.
  • As mínimas ainda permanecem mais baixas até quarta-feira (13), especialmente no sul de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal, onde os termômetros podem ficar próximos dos 15 °C.

    Já no Sudeste, o calor retorna com força entre Rio de Janeiro e Espírito Santo, com máximas próximas dos 35 °C. Em Minas Gerais, principalmente no Vale do Jequitinhonha e no Mucuri, as mínimas podem ficar em torno dos 14 °C.

    Norte terá chuva acima de 150 mm

    Enquanto o Centro do país terá predomínio de tempo seco, a Região Norte seguirá com elevados volumes de chuva. O INMET prevê acumulados acima de 150 mm em áreas de:

  • Roraima;
  • norte do Amapá;
  • sudeste do Amazonas;
  • nordeste do Pará.
  • A combinação entre calor, alta umidade e instabilidades atmosféricas continuará favorecendo pancadas frequentes ao longo da semana.

    Nas demais áreas da região, os acumulados devem ficar abaixo de 80 mm. Acre e Rondônia terão volumes menores, próximos de 20 mm.

    Mesmo com as chuvas frequentes, as temperaturas máximas no Norte devem permanecer em torno de 30 °C na maior parte da região. A exceção será o Tocantins, onde os termômetros podem alcançar até 38 °C na quinta-feira (14).

    Nordeste terá chuva concentrada e interior seco

    No Nordeste, a chuva deve se concentrar principalmente entre o norte do Maranhão e o Piauí, onde os acumulados podem superar os 100 mm em pontos isolados.

    Já no litoral norte e leste da região, a previsão aponta chuvas mais fracas, com acumulados inferiores a 40 mm.

    Por outro lado, o interior nordestino continuará sob influência de tempo seco e estável, mantendo baixa chance de precipitação ao longo da semana.

    As temperaturas seguem elevadas em boa parte da região, variando entre 32 °C e 37 °C. Os maiores valores devem ocorrer entre quinta-feira (14) e sexta-feira (15), especialmente:

  • no sertão de Pernambuco;
  • na Paraíba;
  • e no oeste da Bahia.
  • Centro-Oeste terá tempo seco e chuva irregular

    A semana será predominantemente seca no Centro-Oeste, especialmente em Goiás e no Distrito Federal, onde o INMET prevê tempo estável e baixa probabilidade de chuva.

    As instabilidades devem retornar apenas a partir do dia 15 de maio, atingindo áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

    No extremo sul sul-mato-grossense, os acumulados podem ultrapassar 60 mm entre os dias 15 e 18 de maio.

    Sul terá retorno gradual das chuvas

    No Sul do país, a semana começa com tempo firme e sem previsão significativa de chuva. Porém, a partir do dia 15, áreas de Santa Catarina e Paraná devem voltar a registrar precipitações isoladas.

    O destaque fica para o nordeste do Paraná, onde áreas de instabilidade podem provocar acumulados de até 80 mm entre os dias 17 e 18 de maio.

    Segundo o INMET, o comportamento climático da semana reforça o típico padrão de transição do outono brasileiro, com avanço de massas de ar frio pelo Centro-Sul e manutenção da umidade sobre a faixa Norte do país.

    Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

    Por: Redação

    Artigos Relacionados: