França: detentos ameaçam ex-presidente Sarkozy dentro da prisão
Três detentos foram colocados sob custódia policial após as ameaças feitas por meio de um vídeo, divulgado nas redes sociais
Três detentos da prisão de La Santé foram colocados sob custódia policial na quarta-feira (22), após “a divulgação nas redes sociais de um vídeo, aparentemente filmado por um preso”, “proferindo ameaças com a ”, informou o Ministério Público.
“Uma revista foi realizada pela administração penitenciária, durante a qual dois telefones foram apreendidos”, informou a Promotoria de Paris, confirmando uma informação divulgada pela rádio Europe 1.
“O Ministério Público de Paris abriu uma investigação por ameaças de morte, confiada ao 3º Distrito da Polícia Judiciária. Os três presos que estavam na cela foram colocados sob custódia policial”, acrescentou o comunicado.
Leia também
Esse vídeo “mostra que existe um perigo, evidentemente, para o detento, o presidente Nicolas Sarkozy, e que é preciso ter uma atenção especial às suas condições de detenção”, reagiu o ministro da Justiça, Gérald Darmanin, na noite de quarta-feira, no canal CNews.
Ele reiterou sua intenção de visitar o ex-chefe de Estado na prisão, apesar dos alertas, inclusive do mais alto procurador da França, sobre o risco de que essa visita possa “comprometer a independência do Judiciário”.
“Não faço turismo prisional, mas irei em breve visitar o presidente Sarkozy, e me informo todos os dias sobre suas condições de detenção”, acrescentou Darmanin, referindo-se ao seu mentor político.
O ministro da Justiça também garantiu que os detentos colocados sob custódia após a divulgação do vídeo “serão julgados em audiência imediata”, especificando que “alguns serão enviados para o setor disciplinar e outros transferidos de prisão”.
“Não vamos correr nenhum risco”, completou Darmanin.
Condenação
O ex-chefe de Estado foi condenado em 25 de setembro a cinco anos de prisão por associação criminosa no
Ele recorreu da condenação e está detido desde terça-feira (21) na prisão de La Santé, um fato inédito na história da República Francesa. Nicolas Sarkozy está sujeito às regras do sistema prisional, passando grande parte do dia trancado em sua cela.
Um vídeo que teria sido gravado durante a primeira noite de detenção de Nicolas Sarkozy, no qual se ouvem gritos e insultos dirigidos ao ex-presidente, circulava nas redes sociais na quarta-feira.
Marine Le Pen compartilhou as imagens em sua conta no X, para manifestar sua desaprovação:
“Não tenho dúvida de que alguns devem se alegrar com essa situação. Mas quero acreditar que milhões de franceses sentem, como eu, repulsa”, comentou a líder do Reunião Nacional.
Je ne doute pas que certains doivent se réjouir de cette situation. Mais je veux croire que des millions de Français ressentent, comme moi, du dégoût.
N’en déplaise à l’extrême-gauche, non, Nicolas Sarkozy, enfermé avec exécution provisoire, n’est pas “un détenu comme les…
— Marine Le Pen (@MLP_officiel)
Por: Metrópoles





