O governo dos Estados Unidos abriu nesta 3ª feira (15.jul.2025) uma investigação comercial contra o Brasil. A apuração, conduzida pelo USTR (Escritório do Representante de Comércio dos EUA), vai analisar medidas adotadas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em práticas que possam “prejudicar” empresas de tecnologia norte-americanas.
A investigação foi determinada pelo presidente Donald Trump (Partido Republicano). O republicano anunciou na 4ª feira (9.jul) uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. “Por ordem do presidente Trump, estou iniciando uma investigação com base na Seção 301 sobre os ataques do Brasil às empresas americanas de redes sociais, além de outras práticas comerciais desleais que afetam negativamente empresas, trabalhadores, agricultores e inovadores em tecnologia dos Estados Unidos”, afirmou o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer.
O USTR é um órgão da administração federal dos EUA que não tem equivalente na estrutura do governo do Brasil. Em tradução literal, é o Representante de Comércio dos Estados Unidos. Na prática, é algo como um ministério do comércio.
Leia mais:
Esta reportagem receberá mais informações.