• Terça-feira, 16 de setembro de 2025

EUA dizem que Colômbia e Venezuela falham no combate às drogas

Trump afirma que Afeganistão, Bolívia e Birmânia também não cumpriram suas obrigações sob acordos internacionais no último ano.

O presidente americano Donald Trump (Partido Republicano) afirmou na 2ª feira (15.set.2025) que países como Afeganistão, Bolívia, Birmânia, Colômbia e Venezuela têm “falhado comprovadamente” em manter acordos antinarcóticos nos últimos 12 meses.

A afirmação integra uma determinação presidencial submetida ao Congresso. O texto afirma que a assistência norte-americana aos países é “vital” para seus interesses.

O cultivo de coca e a produção de cocaína na Colômbia “atingiram recordes históricos sob o governo do presidente Gustavo Petro [Colômbia Humana, esquerda], e suas tentativas frustradas de buscar acordos com grupos narcoterroristas apenas agravaram a crise”, diz o documento. Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido, esquerda), “lidera uma das maiores redes de tráfico de cocaína do mundo”, afirma o texto, acrescentando que os EUA continuarão tentando levá-lo à Justiça.

Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda) assumiu o poder em 2022 prometendo acordos com grupos armados, mas no ano passado mudou de estratégia, prometendo domar as regiões produtoras de coca com uma intervenção social e militar massiva —sem sucesso. Trump já havia ameaçado “revogar” os esforços de contenção de drogas de Petro como ineficazes, e legisladores republicanos expressaram apoio a cortes drásticos na ajuda não militar ao país. “Considerarei mudar esta designação se o governo colombiano tomar medidas mais agressivas para erradicar a coca e reduzir a produção e o tráfico de cocaína”, afirmou o presidente dos EUA.

Petro lamentou a decisão de Trump, que, segundo ele, se deu depois de dezenas de mortes de policiais, soldados e civis colombianos combatendo o tráfico. “O que estamos fazendo não tem realmente a ver com o povo colombiano”, disse o presidente colombiano durante uma reunião de gabinete televisionada.

O governo Trump tem afirmado que Maduro comanda organizações de tráfico de drogas, afirmações sempre negadas por Caracas, que dizem que Trump busca uma mudança de regime por meio de reforço militar no Caribe.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: