• Sábado, 10 de janeiro de 2026

EUA apreendem mais um petroleiro próximo da Venezuela, diz agência

Navio partiu do litoral venezuelano com bandeira de Timor-Leste; desde a captura de Maduro, foram 3 apreensões no Caribe. Leia no Poder360

Os Estados Unidos apreenderam nesta 6ª feira (9.jan.2026) o 5º petroleiro da Venezuela desde o bloqueio anunciado em dezembro pela Casa Branca. Um funcionário norte-americano afirmou à agência Reuters que a apreensão se deu perto de Trinidad e Tobago. O navio identificado como Olina deixou o litoral venezuelano na última semana carregado de petróleo e usava falsamente uma bandeira de Timor-Leste para despistar as sanções internacionais. 

Essa é a 5ª apreensão de um petroleiro da Venezuela desde dezembro e a 3ª desde a captura de Nicolás Maduro (PSUV, esquerda) na operação militar do sábado (3.jan.2026). O governo de Donald Trump (Partido Republicano) apreendeu 2 embarcações na 4ª feira (7.jan) e as outras 2 foram capturadas ainda em 2025, quando crescia a tensão entre os países.

O presidente norte-americano decretou em 17 de dezembro de 2025 um bloqueio total a petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Trump afirmou que os venezuelanos roubam petróleo e terras de seu país. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, afirmou na 4ª feira que a apreensão de embarcações venezuelanas “continua em vigor em todo o mundo”

Monitores marítimos mostram que ao menos 15 navios desligaram seus transponders, o equipamento que rastreia sua localização, para tentar escapar do bloqueio norte-americano. 

Maduro e sua mulher, Cilia Flores, seguem presos nos Estados Unidos, enquanto aguardam os próximos passos do julgamento. Delcy Rodrigues (MSV, esquerda) tomou posse na 2ª feira (5.jan.2025) como presidente interina da Venezuela.

Veja vídeo de apreensão na 4ª feira:

Por: Poder360

Artigos Relacionados: