• Sábado, 11 de outubro de 2025

EUA anunciam instalação da Força Aérea do Qatar em Idaho

Pete Hegseth afirmou que construção visa a aprimorar treinamento conjunto entre os 2 países.

O secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, anunciou na 6ª feira (10.out.2025) que os Estados Unidos e o Qatar assinaram um acordo para construir uma instalação da Força Aérea do Qatar dentro de uma base militar norte-americana no Estado de Idaho. 

Hegseth fez o anúncio durante reunião com o ministro da Defesa do Qatar, Sheikh Saoud bin Abdulrahman Al Thani, no Pentágono, em Washington. 

A Base da Força Aérea de Mountain Home, localizada no oeste dos EUA, receberá um contingente de aviões de caça F-15 e pilotos do Qatar como parte do acordo de cooperação militar entre os 2 países.

O pacto foi estabelecido em um contexto em que o Qatar atua como mediador nas negociações de cessar-fogo em Gaza. A 1ª fase do acordo entre Israel e Hamas entrou em vigor na 6ª feira (10.out.2025), com participação direta da diplomacia do Qatar.

“Ninguém além do presidente [Donald] Trump poderia ter alcançado a paz que acreditamos será uma paz duradoura em Gaza, e o Qatar desempenhou um papel substancial desde o início”, afirmou Hegseth, citado pela Al Jazeera. 

O ministro Sheikh Saoud elogiou a cooperação entre Washington e Doha na conquista do cessar-fogo, que visa a encerrar a guerra de 2 anos de Israel em Gaza. Ao todo, foram mortos pelo menos 67.190 palestinos. 

Segundo Saoud, o acordo demonstrou o que pode ser alcançado quando os EUA trabalham com parceiros regionais, incluindo Egito e Turquia, com “coragem e confiança”.

Hegseth disse que a instalação na base de Mountain Home permitirá “aprimorar nosso treinamento conjunto e aumentar a interoperabilidade” entre as forças dos 2 países.

Ali al-Ansari, adido de mídia do Qatar nos EUA, disse que a instalação “não será uma base aérea qatari”. Ele acrescentou que “o Qatar fez um compromisso inicial de 10 anos para construir e manter uma instalação dedicada dentro de uma base aérea americana existente” para oferecer “treinamento avançado e aprimorar a interoperabilidade na defesa e no avanço de nossos interesses compartilhados em todo o mundo”, afirmou em comunicado.

No X, Hegseth também declarou que o controle da base será norte-americano. “Esclarecimento importante: As Forças Armadas dos Estados Unidos mantêm uma parceria de longa data com o Qatar, incluindo a cooperação anunciada hoje envolvendo aeronaves F-15QA. No entanto, para ficar claro, o Qatar não terá sua própria base nos Estados Unidos –nem nada parecido com uma base. Nós controlamos a base existente, assim como fazemos com todos os parceiros”, escreveu.

O acordo se assemelha a outros que Washington mantém com parceiros internacionais. Vários países europeus, além de Singapura, Turquia e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), possuem instalações similares em território americano.

Após ataques sofridos pelo Qatar, o presidente Trump assinou uma ordem executiva declarando que Washington “considerará qualquer ataque armado ao território, soberania ou infraestrutura crítica do Estado do Catar como uma ameaça à paz e segurança dos Estados Unidos”. 

Por: Poder360

Artigos Relacionados: