• Quarta-feira, 3 de junho de 2026

Empaer fortalece agricultura familiar e turismo rural na FIT Pantanal 2026 - EMPAER - Site

Participação da empresa conta com extensionistas rurais e pesquisadores de diferentes regiões do Estado

A FIT Pantanal 2026 inicia nesta quarta-feira (3), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Promovida pela Fecomércio-MT e pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), a feira reúne turismo, cultura, gastronomia, negócios e desenvolvimento regional. A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) participa do evento em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT), reforçando ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e do turismo rural.

Durante a programação, a Empaer atua em parceria com a Seaf/MT na realização da Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Featur), do Fórum Estadual de Agricultura Familiar e Turismo Rural, do Encontro de Secretários Municipais de Agricultura e da visita técnica em Campo Verde.

A participação da Empaer conta com extensionistas rurais e pesquisadores de diferentes regiões do Estado, que estarão em contato direto com produtores, lideranças e gestores públicos. Além de apoiar a organização das atividades, os profissionais promovem orientações técnicas, troca de experiências e apresentação de tecnologias e soluções voltadas ao desenvolvimento sustentável no campo.


O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, destaca a importância da feira para aproximar o conhecimento técnico dos produtores rurais. “É um intercâmbio rural muito interessante. A FIT Pantanal é uma oportunidade para valorizar a agricultura familiar e fortalecer a conexão entre produtores, pesquisadores e extensionistas, levando informação, tecnologia e novas oportunidades para o desenvolvimento das propriedades rurais”, afirmou.


Entre os expositores está a produtora rural Dalva do Nascimento, participante de mais uma edição da feira por meio da mobilização da Featur. Além de comercializar seus produtos, ela aproveita o evento para divulgar e fortalecer a atividade de turismo rural desenvolvida em sua propriedade.

“Participar da FIT Pantanal é sempre uma oportunidade de apresentar nossos produtos, conhecer novas pessoas e fazer contatos importantes. Também aproveitamos para divulgar o turismo rural que realizamos na propriedade, atraindo visitantes e criando novas possibilidades de negócios e parcerias”, destacou.

A FIT Pantanal segue até o dia 7 de junho, reunindo produtores rurais, empreendedores, instituições públicas e privadas, além de visitantes interessados em turismo, gastronomia, cultura e desenvolvimento regional.

De acordo com a organização da feira, nos dias 3 a 5 de junho o funcionamento é de 17h às 22h. Já nos dias 6 e 7 (sábado e domingo), a programação é das 15h às 22h.

Para mais informações, acesse o link: https://www.fitpantanal.com/

Por: Redação

Artigos Relacionados: