O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 5ª feira (18.dez.2025) que a economia do país está pronta para o fim da escala 6 X 1. Segundo o petista, “o comércio e a indústria estão preparados, e os avanços tecnológicos permitem que a gente faça a redução da jornada de trabalho”. A fala se deu durante um café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.
“Eu fui um dos dirigentes sindicais que encabeçaram durante muito tempo a redução da jornada de trabalho para 40 horas. Eu acho que o país está pronto e a economia está pronta para o fim da escala 6 X 1. Por que não reduzimos a jornada de trabalho para o trabalhador ficar mais tempo em casa, cuidar melhor da família, estudar um pouco mais?”, afirmou.
Lula disse que não quer “tomar a iniciativa” para enviar um projeto ao Legislativo. “Eu preciso ser provocado. Já pedi para os dirigentes sindicais, vamos para a porta da fábrica, faça a proposta e traga para mim. Vá ao Conselhão organizado pela Gleisi Hoffmann. Quando eu tiver a proposta, eu mandarei para o Congresso”, afirmou.
O Congresso tem duas propostas de mudanças na jornada. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 8 de 2025, que tramita na Câmara, reduz a jornada para 40 horas semanais. Já a PEC 148 de 2015, aprovada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, diminui para 36 horas e limita a 5 dias o trabalho da semana.
Assista:
Na 4ª feira (17.dez), Lula realizou a última reunião ministerial de 2025, na Granja do Torto. O encontro durou cerca de 5 horas e reuniu os 38 ministros do governo, além de presidentes de bancos públicos e líderes governistas no Congresso.





