Um dos prédios mais famosos de Pequim, o edifício sede da CCTV –maior rede de televisão da China– chama atenção pelo tamanho e pelo seu formato. As duas torres conectadas nos últimos andares fazem o prédio parecer uma calça com um aspecto geométrico.
No entanto, uma curiosidade também chama a atenção de quem passa perto do prédio. As entradas do edifício são lotadas de entregas de delivery, principalmente de comida. Os donos são os funcionários do prédio. Eles são avisados pelo aplicativo de que seu pedido chegou e descem para buscar.
Assista ao vídeo (1min33s):
Esse trajeto do alto edifício para a portaria pode levar 5, 10, 15 minutos a depender do andar e da resposta dos elevadores, mas quem pediu a comida não desce com pressa por medo de um pedestre pegar a comida.
O prédio fica localizado no centro da capital chinesa e o fluxo de pessoas na rua é constante. O que chama a atenção é que ninguém toca nas entregas, que aguardam pacientemente por seus donos. Os chineses têm um senso de coletividade que permite esse tipo de comportamento.
Ao Poder360, chineses afirmaram que esse costume existe há anos e que algumas vezes as entregas na entrada do prédio aguardam por várias horas.
Os entregadores chegam em motos, deixam a entrega na calçada e seguem viagem. Em alguns casos, os entregadores tiram foto da encomenda no local e enviam para o cliente.
O motivo das entregas ficarem na calçada é que a segurança no prédio da CCTV é rígida e apenas funcionários com cartões de identificação podem entrar no edifício. As entradas são protegidas por guaritas e deixar objetos com os guardas não é permitido.