A cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, declarou nesta 4ª feira (27.ago.2025) que o Brasil “não pode acreditar” que o combate à insegurança alimentar está “cumprido”. Afirmou ainda que “um terço de todo alimento produzido no país vai para o lixo” e que “o custo que a fome gera é maior que o custo de acabar com ela”.
A declaração foi dada durante discurso na cerimônia de lançamento da agenda legislativa presidida por Hugo Motta (Republicanos-PB). O evento, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, foi apresentado pelo Pacto Contra a Fome, movimento suprapartidário e sem fins lucrativos.
“Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 7,1 milhões de pessoas estão em insegurança alimentar grave. 28,5 milhões em insegurança alimentar severa e moderada em um país que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo”, afirmou Geyze.
Em julho, a FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) declarou que o Brasil está fora do Mapa da Fome por ter menos de 2,5% da população em “subalimentação”, critério próprio utilizado pela entidade internacional para avaliar o cenário.
Eis a íntegra (PDF – 2 MB) da agenda legislativa elaborada pelo movimento.
Das 7 iniciativas escolhidas pelo Pacto Contra a Fome para representar a agenda, 5 estão na Câmara. São eles:
Os outros 2 projetos selecionados tramitam no Senado Federal. São eles:
A instituição é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que conecta sociedade civil, governos, academia, imprensa e setor privado na construção de soluções permanentes para atingir as metas lançadas. Entre as pautas, defende políticas públicas estruturantes focadas nas causas da fome, da insegurança alimentar e da redução do desperdício de alimentos, além do engajamento de toda a sociedade nas pautas envolvendo os dois temas.
O Pacto Contra a Fome atua diretamente na sistematização e replicação de boas práticas voltadas aos bancos de alimentos com foco na redução de perda e desperdício nas centrais de abastecimento. Para isso, tem parceria firmada com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.