O Porto de Paranaguá (PR) se tornou o 1º do país a ter seu canal de acesso concedido à iniciativa privada, após leilão realizado nesta 4ª feira (22.out.2025). O vencedor foi o CCGD (Consórcio Canal Galheta Dragagem), que ofereceu uma outorga de R$ 276 milhões e desconto de 12,63% na tarifa Inframar, o máximo permitido no edital.
A concessão é válida por 25 anos, com possibilidade de prorrogação por até 70 anos. A empresa será responsável pela dragagem, manutenção, ampliação e modernização do canal de 34,5 km que dá acesso ao porto e aos terminais da Baía de Paranaguá.
O consorcio é composto pelas empresas FTS Participações Societárias S.A, Deme Concessions NV e Deme Dredging NV.
O projeto é considerado modelo-piloto pelo governo federal e deve orientar futuros leilões em portos como Santos (SP), Itajaí (SC), Salvador (BA) e Rio Grande (RS).
A disputa teve 4 empresas habilitadas. Inicialmente, os lances se concentraram no percentual de desconto sobre a tarifa Inframar, paga por embarcações para acessar o porto. Como CCGD e a China Harbour Engineering Company (CHEC Dredging) ofereceram o desconto máximo de 12,63%, o critério passou a ser o valor da outorga.
Após 18 rodadas de lances em viva-voz, o CCGD venceu com a proposta de R$ 276 milhões, superando a oferta final da empresa chinesa, de R$ 86,1 milhões.
A tarifa Inframar cobre custos de dragagem e serviços essenciais à navegação, atualmente sob responsabilidade da Autoridade Portuária. Com a concessão, essa manutenção passará à iniciativa privada.
Segundo o edital da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), o consórcio deverá investir ao menos R$ 1,23 bilhão nos 5 primeiros anos. Entre as obrigações, está a ampliação da profundidade do canal dos atuais 13,3 metros para 15,5 metros de calado, permitindo a atracação de navios maiores.
Dois metros a mais de calado representam, em média, 1.000 contêineres a mais por navio, ou 14.000 toneladas adicionais de carga, sem aumento no custo ao usuário, segundo o terminal portuário.
A empresa só poderá cobrar a tarifa Inframar plena após cumprir todas as obras e metas contratuais.
O Porto de Paranaguá é o 2º porto público do país em volume de cargas movimentadas. No 1º semestre de 2025, foram 30,9 milhões de toneladas, crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2024. O porto recebe cerca de 2.600 navios por ano, com destaque para embarques de soja, milho e proteína animal.