Confira risco de rebaixamento de equipes para a Série C
Restam apenas seis rodadas para o fim da Série B; confira as estatísticas que assombram os últimos colocados na classificação
Restam seis rodadas para o final da , com isso, serão definidos os quatro times que caem para a . Nessa terça-feira (14/10), o Remo venceu o Paysandu por 3 x 2 e aumentou ainda mais a chance do Papão disputar a terceira divisão do . Amazonas, Botafogo-SP e Volta Redonda também estão na zona da degola.
Na lanterna, o time do Pará tem apenas 26 pontos, onze a menos que a Ferroviária, time que ocupa a primeira posição fora da zona de rebaixamento. Segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time azul tem atualmente 99,6% de probabilidade de cair para a terceira divisão.
Leia também
Na vice-lanterna, o Amazonas, campeão brasileiro da Série C em 2023, não faz uma boa temporada e tem 31 pontos somados. A equipe comandada pelo treinador Márcio Zanardi tem 90,1% de chance de ser rebaixado.
O apenas empatou com a Chapecoense por 1 x 1 e somou um ponto na tabela de classificação. O time de Ribeirão Preto ocupa a 18ª posição, com 33 pontos, e tem 78,7% de chance de disputar a Série C em 2026.
Na 17ª colocação, posição que abre a zona de rebaixamento, o Volta Redonda venceu o Atlético Goianiense por 3 x 0 e subiu duas posições na classificação. O time carioca tem 34 pontos e possui 65% de não permanecer na Série B.
O estudo confirma que a diferença entre as equipes que estão na zona de rebaixamento para as que não estão justifica a maior chance de queda. A Ferroviária-SP, que ocupa a 17ª colocação, soma 37 pontos e conta com apenas 25,7% de chance de queda, quase um terço a mais que o Volta Redonda.
Confira as demais probabilidades:
Athletic-MG: 18.6%
América-MG: 14.2%
Operário-PR: 8.2%
Vila Nova: 0.093%
Avaí: 0.016%
Atlético-GO: 0.003%
CRB: 0%
Remo: 0%
Novorizontino: 0%
Goiás: 0%
Cuiabá: 0%
Criciúma: 0%
Chapecoense: 0%
Athletico-PR: 0%
A briga na parte de cima da tabela também é boa. O Coritiba lidera o Campeonato Brasileiro Série B com 56 pontos. Na sequência, surge o Criciúma com 53. Na terceira posição, o Novorizontino também soma 53 pontos. E o Goiás fecha o G-4, fase que garante o acesso para a Série A, com 52 pontos.
Por: Metrópoles