• Sábado, 12 de abril de 2025

Com tarifaço, EUA estão entre os piores desempenhos das Bolsas em 2025

Tarifaço iniciado por EUA de Trump mexeu com o mercado de risco; Ibovespa acumula resultado positivo desde janeiro.

As principais Bolsas dos Estados Unidos se destacaram dentre os piores desempenhos dos índices de mercado no acumulado de 2025. Nasdaq (-13,4%), S&P 500 (-8,8%) e Dow Jones (-5,48%) recuaram desde janeiro.

No geral, os investidores estão se distanciando do risco oferecido pelo ramo de ações. É uma das consequências, ao menos a curto prazo, da guerra comercial iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).

Outras Bolsas secundárias norte-americanas também têm baixa no ano. É o caso do Russell 2000 (-16,7%), que reúne 2.000 empresas de capital aberto.

Os índices citados acima estão entre os 15 piores resultados em uma seleção realizada pela plataforma Investing. Os dados foram extraídos às 18h10 de 6ª feira (11.abr.2025).

Leia os resultados de cada país (clique aqui para abrir em outra aba):

O Ibovespa está na outra ponta da lista. O principal índice da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) tem uma alta acumulada de 6,15% em 2025.

O líder norte-americano tem tomado diversas decisões e causado idas e vindas em relação à sua política tarifária contra outros países. Essa situação causou incerteza nos mercados.

Trump havia determinado uma série de alíquotas para parceiros comerciais em 2 abril. Na 4ª feira (9.abr), decidiu limitar as taxas para 10%, valor mínimo da política protecionista –exceto para a China.

O republicano aliviou a carga para algumas nações, como Japão e os países da União Europeia. Entretanto, quem já tinha a taxação em 10% não teve mudançaé o caso do Brasil.

Para a China, o republicano aumentou a tarifa de 104% para 145%, sob a justificativa de que a nação asiática retaliou o governo norte-americano. Eis a cronologia:

A Bolsa de Shangai também acumula queda em 2025. O índice caiu 3,39 desde janeiro.

Por: Poder360

Artigos Relacionados: