A saída de Márcio Macêdo da Secretaria Geral da Presidência, confirmada na 2ª feira (20.out.2025), é a 13ª troca de ministros desde o início do 3º mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Antes de sua série de viagens à Ásia, Lula anunciou Guilherme Boulos (Psol) como novo chefe da Secretaria Geral, que é responsável, entre outras coisas, pela interlocução com movimentos sociais. A nomeação de Boulos foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta 3ª feira (21.out). Eis a íntegra (PDF – 448 kB)
A 1ª mudança em ministérios foi em abril de 2023, com a saída do general Gonçalves Dias do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), que ficou 108 dias no governo. O general da reserva pediu demissão depois da divulgação de um vídeo que mostrou suposto envolvimento nos atos do 8 de Janeiro. Em seu lugar, Lula nomeou o general Marcos Antônio Amaro.
A 12ª troca se deu com a demissão de Cida Gonçalves do Ministério das Mulheres. Márcia Lopes assumiu no lugar dela.
Apesar de Cida ser amiga da primeira-dama, Janja Lula da Silva, pesaram contra ela acusações de assédio moral no órgão. A ministra negou. Em fevereiro, a Comissão de Ética Pública da Presidência arquivou um processo contra ela.
Eis a lista completa das mudanças na Esplanada de Lula:
Leia mais: