Em entrevista ao PodSonhar, do Poder360, o cofundador e CEO da rede de franquias Jah do Açaí, Rafael Corte, compartilhou 5 dicas para quem deseja transitar do emprego formal para o empreendedorismo de sucesso. Fundada em 2009 na cidade de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, a marca conta hoje com mais de 180 unidades distribuídas pelo Brasil, Alemanha e Portugal. Antes de empreender, Corte consolidou sua carreira em multinacionais como a Shell.
Leia as dicas:
Para Corte, o empreendedor iniciante precisa ser pragmático e validar se existe, de fato, demanda para seu produto ou serviço. O CEO enfatiza a importância de analisar evidências, dados e fatos históricos do setor, evitando criar narrativas apenas para se autoconvencer de que uma ideia funcionará.
Embora um plano de negócios macro seja essencial para definir o posicionamento, Corte defende que o sucesso é decidido na prática, através da execução micro. Isso envolve entender profundamente os diferentes públicos –como idosos, crianças e trabalhadores de shopping– e criar estratégias específicas de recorrência para cada um deles.“Se você tiver clareza e trabalhar todo dia para não errar onde você não pode, você começa a desenvolver estratégias micros de conexão com o público”, diz o empreendedor.
O empreendedorismo exige monitoramento constante. Corte recomenda a aplicação do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act –Planejar, Fazer, Checar e Agir), revisando o planejamento rotineiramente para evitar desperdício de energia. Ele ressalta que recursos como tempo, dinheiro e pessoas são finitos, logo, é vital medir se a execução diária gera o resultado esperado. “Se você não tem números e fatos, você vive de opiniões”, alerta o CEO.
Corte sugere a utilização da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para organizar tarefas, atribuindo notas de 1 a 5 para cada critério. Ele exemplifica que falhas na gestão financeira possuem prioridade máxima (125 pontos), pois podem levar à falência, enquanto tarefas operacionais banais têm prioridade baixa. O foco deve ser no que “muda o ponteiro”, lembrando sempre que “empenho não é desempenho”.
Corte observa que o empreendedorismo pode ser solitário e que muitos buscam conselhos com familiares apenas para ouvir validação. Ele alerta que, embora a família se importe, nem sempre compreende os sacrifícios técnicos do negócio. A recomendação é buscar mentores com experiência comprovada. Para o CEO, deve-se ouvir quem já viveu situações semelhantes: o conhecimento necessário deve ser desenvolvido, comprado ou absorvido de quem já tem prática.
Raio-X:
a) Nome completo do(s) fundador(es): Diego Dutra e Rafael Cortes
b) Data da Fundação da(s) empresa(s): Fundada em 2009 e franqueada em 2015
c) Faturamento do último ano (2025) – R$160 milhões
d) Local da sede da empresa: São Paulo, SP
e) Número de funcionários da empresa: 50, incluindo franqueadora e fábricas
f) Regime Tributário da empresa (Simples Nacional, Lucro Presumido, MEI, etc..): Lucro
Presumido
g) Natureza Jurídica: (Limitada, MEI, Consórcio, etc…): Limitada
h) Contatos:
Tel: (31) 98304-1821
Site: www.jahdoacai.com.br
E-mail: [email protected]; [email protected]
Instagram: https://www.instagram.com/jahdoacai/
Linkedin do convidado: https://www.linkedin.com/in/rafael-corte-3a26649/





