Catar intercepta ataque iraniano à base militar dos EUA. Vídeos
Após ataque dos EUA ao Irã no sábado (21/6), iranianos lançaram, nesta segunda-feira, mísseis em direção ao Catar e ao Iraque
O nesta segunda-feira (23/6). Os mísseis tinham como alvo a base militar Al Udeid, que é a maior instalação militar dos Estados Unidos no Oriente Médio e está localizada no Catar.
“Graças a Deus, à vigilância das forças armadas e às medidas de precaução tomadas, o incidente não resultou em mortos ou feridos”, afirmou o Ministério da Defesa do Catar em comunicado divulgado nas redes sociais.
Leia também
Veja imagens:
O Irã responde a ofensiva, por meio de bombarderios, dos EUA a suas instalações nucleares. No último sábado (21/6), o governo dos Estados Unidos anunciou ter atacado três instalações nucleares iranianas.
“O Irã, o tirano do Oriente Médio, precisa agora fazer a paz. Se não o fizer, os ataques futuros serão muito maiores e muito mais fáceis”, disse Trump na ocasião. “Isso não pode continuar. Ou haverá paz, ou haverá uma tragédia para o Irã, muito maior do que a que testemunhamos nos últimos oito dias. Lembrem-se de que ainda há muitos alvos”, acrescentou.
O ataque teria sido realizado com apoio dos aviões norte-americanos B-2, que conseguem bombardear alvos subterrâneos de difícil acesso no território iraniano.
Catar condena ação do Irã
O governo do Catar condenou o ataque da Guarda Revolucionária Iraniana contra a Base Aérea de Al-Udeid. “Consideramos isso uma flagrante violação da soberania do Estado do Catar, de seu espaço aéreo, do direito internacional e da Carta das Nações Unidas”, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al ansari.
Diante da ação iraniana, o Catar fechou temporariamente o espaço aéreo do país. Autoridades explicaram que essa medida visa proteger a segurança dos cidadãos, moradores e visitantes do país.
Por: Metrópoles