Silvio Costa Filho (Republicanos), ministro de Portos e Aeroportos, disse nesta 4ª feira (30.jul.2025) que o governo brasileiro está priorizando as hidrovias como elemento estratégico para aumentar a competitividade do país. A fala foi feita durante debate sobre logística promovido pelo Valor em São Paulo. “Pela 1ª vez na história do país, estamos tratando a questão hidroviária como prioridade”, disse o ministro.
O Brasil possui mais de 20 mil quilômetros de hidrovias navegáveis, com potencial para alcançar até 60 mil quilômetros, segundo dados apresentados por Costa Filho. “Diferentemente dos Estados Unidos e de outras regiões [que não têm esse potencial hidroviário], eu acredito muito na importância dessa agenda para o Brasil, que ainda conta com 8 mil quilômetros de costa marítima”, afirmou o ministro.
Os projetos hidroviários estão sendo desenvolvidos em diversas regiões brasileiras, com foco nos rios Paraguai, Paraná, Madeira e Tocantins. A expectativa é que ainda em 2025 seja realizada a 1ª concessão hidroviária do país, no trecho entre os rios Paraguai e Paraná, voltada ao escoamento de celulose e minérios.
Costa Filho também destacou a integração logística com o Porto de Chancay, terminal portuário peruano localizado a 80 quilômetros ao norte de Lima. “Isso ampliaria a competitividade do Brasil no comércio internacional”, disse ele. A implementação desses projetos pode trazer benefícios significativos para o transporte de cargas. “Essas obras podem reduzir em até 40% os custos logísticos”, afirmou o ministro, acrescentando que “Cada 25 barcaças equivalem a 500 caminhões a menos nas estradas”.
A estratégia de priorização das hidrovias busca ampliar a competitividade brasileira no comércio internacional, especialmente nos mercados asiáticos. Produtores e exportadores brasileiros poderão contar com alternativas mais eficientes para o escoamento de produtos quando os projetos estiverem concluídos.