Brasil e União Europeia avançam em temas sanitários e de facilitação de comércio
O encontro marcou um novo capítulo na cooperação entre o Brasil e o bloco europeu, consolidando entendimentos sobre temas prioritários para o setor agropecuário de ambas as partes.
O encontro marcou um novo capítulo na cooperação entre o Brasil e o bloco europeu, consolidando entendimentos sobre temas prioritários para o setor agropecuário de ambas as partes. Nesta quinta-feira (23), o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, e o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen realizaram uma reunião de alto nível, em São Paulo. O encontro contou ainda com a presença do diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade do Mapa, Augusto Billi, da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e de representantes da Comissão Europeia. A reunião deu continuidade às tratativas iniciadas durante a missão liderada pelo secretário à União Europeia no início de outubro e teve como foco principal os avanços concretos na pauta sanitária bilateral. O encontro marcou um novo capítulo na cooperação entre o Brasil e o bloco europeu, consolidando entendimentos sobre temas prioritários para o setor agropecuário de ambas as partes.
A China tem restringido a exportação de fertilizantes?Foto: DivulgaçãoEntre os resultados alcançados, destacou-se o retorno do sistema de pre-listing de estabelecimentos habilitados a exportar carne de aves à União Europeia. O Brasil também atendeu a pleitos de interesse europeu relacionados ao acesso a mercados. window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({mode:'thumbnails-mid', container:'taboola-mid-article-thumbnails', placement:'Mid Article Thumbnails', target_type: 'mix'});As delegações discutiram ainda outros temas que seguirão em avanço, como a auditoria da UE para avaliação do sistema brasileiro de pescados, o pre-listing para estabelecimentos de ovos e carne bovina, o reconhecimento mútuo de produtos orgânicos, a regionalização de enfermidades, além da certificação eletrônica e da harmonização de certificações. As partes reafirmaram o compromisso com a continuidade do diálogo e a busca por soluções recíprocas para pendências de interesse comum, reforçando a parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia. Ficou acordada a retomada de um mecanismo permanente de alto nível para tratar desses temas, com a próxima reunião prevista para o primeiro trimestre de 2026. As partes reafirmaram o compromisso com a continuidade do diálogo e a busca por soluções recíprocas para pendências de interesse comum, reforçando a parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia. Ficou acordada a retomada de um mecanismo permanente de alto nível para tratar desses temas, com a próxima reunião prevista para o primeiro trimestre de 2026. Foto: Divulgação Também foram debatidas as oportunidades e benefícios para os agricultores brasileiros e europeus decorrentes da eventual conclusão do acordo Mercosul–União Europeia. Ainda pela manhã, o secretário Luís Rua participou da abertura da Missão Empresarial Agroalimentar da União Europeia, evento voltado à apresentação de oportunidades de negócios para empresários europeus e brasileiros. Ao final do encontro, o Brasil reiterou seu compromisso com a previsibilidade e a transparência nas relações com a União Europeia.
Foto: DivulgaçãoFonte: Mapa VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago PereiraQuer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Por: Redação
Artigos Relacionados:
STF libera indicação de parentes para cargos comissionados
há 59 minutos
Brasil e UE retomam pré-listing para exportação de carnes de aves
há 1 hora
Toffoli agradece a homenagem de Fachin com voz embargada; assista
há 1 hora
Brasil se despede em menos de um mês de outro gigante das arenas
há 3 horas
Engenharia se consolida como parceira estratégica para superar desafios do agronegócio
há 3 horas
Coreia do Sul diz que negociações com EUA estão demorando, mas acordo é possível
há 3 horas
Brasil e Indonésia firmam acordo para fortalecer cooperação em medidas sanitárias e fitossanitárias
há 3 horas
ABQM apoia atualização do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo no Brasil
há 4 horas
GTF retoma exportações de farinha e avança em estratégia de crescimento global
há 5 horas
Umidade do solo continua baixa nos principais Estados produtores de soja
há 5 horas
Casa Branca faz a Grande Campeã Nelore e é o Melhor Expositor da Expoinel, em Uberaba
há 6 horas
‘Pai das Rédeas’: Brasil perde um dos grandes garanhões do Cavalo Crioulo
há 6 horas
La Niña pode alterar clima e produção agrícola no Brasil e no mundo
há 6 horas
Prorrogado o prazo para ratificação de imóveis rurais em faixa de fronteira
há 6 horas
IGC projeta produção global de grãos em recorde de 2,425 bilhões de t em 2025/26
há 7 horas
Produção de etanol sobe 3,54%, para 1,112 milhão de barris por dia
há 7 horas
Federarroz avalia como positivo o pacote de ajuda da Conab
há 7 horas
La Niña pode alterar clima e produção agrícola no Brasil e no mundo
há 10 horas
Pesquisa deve revelar população de cavalos, jumentos e mulas no Brasil
há 10 horas
Brasil possui dois planos para isentar café do tarifaço imposto pelos EUA
há 10 horas
Agro FTI celebra crescimento em faturamento com série de leilões
há 10 horas
Grupo São Jerônimo entra em recuperação judicial com dívidas de R$ 44 milhões
há 10 horas
A China tem restringido a exportação de fertilizantes?
há 10 horas
Confira linha de crédito rural com juros a partir de 2% a.a. e prazos de 20 anos
há 10 horas
Inevitável XJGC reúne elite do Quarto de Milha e lança projetos inéditos de valorização genética
há 10 horas
STF amplia fiscalização de emendas a deputados e vereadores